A Huawei, empresa de tecnologia da china processou a Xiaomi por uso de patentes de forma ilegal. O embate entre as duas gigantes chinesas começou quando a Huawei reclamou com o Escritório Chinês de Propriedade Intelectual, que acatou no dia 17 de janeiro de 2023.

A Huawei é uma das empresas que mais possui patentes na área tecnológica e afirma que a Xiaomi utilizou algumas relativas à câmeras e conexão 4G sem pedir autorização. A empresa afirmou que irá denunciar todas os casos em que suas patentes sejam usadas de forma ilegal. O Escritório de Propriedade Intelectual da China ter acatado a denúncia da Huawei é um grande passo para uma punição, ou ao menos é um grande motivo de preocupação para a Xiaomi.
A possível infração em análise é sobre o uso das patentes:
- Método e dispositivo para envio de sinalização de controle.
- Método para realimentação de informações ACK/NACK durante agregação de portadora, estação base e equipamento do usuário.
- Método e dispositivos para obtenção de imagens panorâmicas.
- Um método de tela de bloqueio e dispositivos móveis.
CEO e diretor executivo da Huawei se manifestam sobre uso de patentes
O CEO da Huawei, Ren Zhengfei e o diretor executivo, Yu Chengdong, disseram que empresas estão copiando a Huawei em design e funcionalidade. Eles afirmam ainda que elas usam patentes da Huawei, se recusam a pagar por isso e em muitos casos, reivindicam a propriedade das patentes.
Xiaomi sobre o processo que a Huawei abriu contra ela no uso das patentes
A Xiaomi, por sua vez, informa que ambas empresas estão em negociação sobre as patentes. Ela afirma que as duas empresas em questão sabem que o licenciamento e cooperação da propriedade intelectual são abertas à inovação e também ao interesse público.

Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: