Pular para o conteúdo

Celulares pequenos não recebem atenção das fabricantes. Saiba os motivos

Compartilhe esta notícia:

Quem acompanha o avanço do mercado de smartphones certamente percebeu que os celulares pequenos e com recursos avançados são cada vez mais raros.

celular pequeno vai sumir
Asus Zenfone 10, Samsung Galaxy S23 e Apple iPhone 14 são populares entre os considerados celulares pequenos em 2023. Montagem com imagens de: Asus, Samsung e Apple.

Este quase abandono não aconteceu por acaso, e dentre possíveis motivos, separei os mais importantes abaixo.

1º – Telas maiores são melhores para conteúdo multimídia, jogos e redes sociais

O consumo de conteúdos multimídia e de jogos mobile online cresceu muito nos últimos anos por conta do avanço da internet. Até alguns anos atrás, o acesso online a filmes, séries ou jogos eletrônicos era bem menor por conta da baixa qualidade e velocidade da internet.

Por isso os usuários geralmente consumiam essas mídias pelo de aluguel ou compra de mídias físicas. Atualmente, apesar de tudo, a conexão com a internet é muitas vezes melhor do que por exemplo há 10 anos. Isso fez com que as fabricantes de smartphones investissem pesado nos aparelhos, como forma de atender a demanda desse consumo.

Com base nas vendas, as empresas que fabricam smartphones entendem que telas maiores proporcionam melhor visualização de conteúdo multimídia, jogos e redes sociais, que estão entre os principais motivos da busca por um bom smartphone. Como não é de espantar, as fabricantes visam lucro, com isso elas dão mais atenção aos aparelhos maiores para alcançarem mais vendas.

2º – Aparelhos cada vez mais poderosos e caros

Atualmente o mercado é focado em aparelhos com maior capacidade de tela, armazenamento, câmeras, desempenho, e conexões. As peças que compõem esses itens comumente não são baratas, e quanto menores elas são, mais caras ficam por conta da dificuldade e tecnologia empregada em suas fabricações.

Isto, junto da menor procura, citada nos parágrafos anteriores, podem tornar a produção em massa de celulares pequenos inviável.

Os celulares pequenos vão sumir de vez?

Apesar das qualidades de um celular maior, como a melhor experiência no consumo de conteúdo multimídia e menor preço por potência, ainda existem muitos usuários que preferem os celulares menores. Estes aparelhos são mais fáceis de transportar por caber em bolsos pequenos, tem fácil manuseio e são mais discretos.

Por isso algumas marcas ainda possuem linhas ou modelos para esse público, como a Asus com o Zenfone, a Samsung com o Galaxy S padrão, a Motorola com o Edge série Neo e a Apple com o iPhone padrão. Alguns deles, como o Motorola Edge 30 Neo, que tem 6,3 polegadas, não são tão pequenos assim, mas ele é menor do que o padrão atual, com média de 6,5 polegadas.

Acredito que as empresas que ainda fabricam aparelhos pequenos não irão abandonar de vez estes aparelhos. Apesar do mercado menor, a concorrência também é menor, visto que não existem muitas empresas que investem nessa categoria.

Pelo menos há uma luz no fim do túnel, recentemente a Asus informou que não irá deixar de fabricar a sua linha Zenfone, que é bem popular nesse nicho.

Caso você queira estar por dentro dessa categoria, temos uma página direcionada aos melhores celulares pequenos, que são mais difíceis de encontrar hoje em dia.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice ↓