Pular para o conteúdo

Furto e roubo de celular aumentam no carnaval. Como se proteger

Compartilhe:

O carnaval no Brasil é tradicionalmente época de muita farra e curtição como se não houvesse amanhã. Por conta dessa intensidade e vontade de aproveitar ao máximo as festas, pessoas mal intencionadas aproveitam do descuido dos foliões para furtarem ou roubarem celulares.

roubo e furto de celular

Muitas pessoas ao estarem em um bloco de carnaval ou festa de rua, ficam desatentas e muitas das vezes alcoolizadas, com isso se tornam “presas fáceis”. Segundo dados da PM de São Paulo, aconteceram cerca de 600 roubos ou furtos de celulares nos finais de semana de carnaval em 2020.

Por isso, em 2023 a polícia utiliza de táticas avançadas para coibir a ação de ladrões, como o uso de drones para monitorar os grupos de foliões. Porém também precisamos fazer nossa parte.

Realmente é difícil sair sem o celular hoje em dia, pois muitas das ações rotineiras podem depender dele, como realizar pagamentos e solicitar transporte. Por conta disso, tente ter a maior atenção possível, mas como na hora das festas pode acontecer de ficar distraído, irei destacar algumas atitudes a serem tomadas para aumentar a segurança do aparelho e de seus dados contidos no celular.

Atitudes para proteger seu celular e dados durante o carnaval

  1. A primeira ação que deve ser feita é adicionar uma senha de acesso complexa ao aparelho. Essa senha devem conter caracteres variados e de preferência sem ligação direta com você. Caso você não se sinta confortável com senhas, adicione bloqueio biométrico (digital).
  2. Desative a opção modo avião do celular quando bloqueado. Essa ação é muito importante porque ao entrar nesse modo, o aparelho é desconectado da internet, o que torna a maioria dos localizadores do aparelho ineficientes.
  3. Utilize autenticação de dois fatores nos serviços em que isso seja possível. De preferência adicione algum e-mail que não esteja vinculado a seu aparelho utilizado na folia para receber os códigos da autenticação de dois fatores. Serviços como os do Google, alguns bancos e até o Instagram permitem essa proteção avançada.
  4. Não deixa senhas salvas de serviços importantes como e-mail, bancos e redes sociais no celular utilizado nas festas de carnaval. O estrago que o acesso desses serviços por pessoas erradas pode fazer é enorme.
  5. Não fique com o aparelho desbloqueado e a mostra por muito tempo, pois isso pode chamar muito a atenção de ladrões. Ao conseguirem acesso ao celular desbloqueado, pessoas mal intencionadas tem muito mais facilidade de realizar ações que podem te prejudicar, como desativar a localização para manter o celular roubado e o acesso a seus dados.
  6. Remova notificações na tela inicial com o celular bloqueado. Com isso é mais difícil descobrirem mais sobre os serviços que você utiliza e até informações pessoais no caso de acesso a seu aparelho.
  7. Saiba o número IMEI do seu celular, pois em caso de roubo ou furto no carnaval, você poderá bloquear sua linha telefônica e até o aparelho. Para isso, basta ligar para a operadora de telefonia que você utiliza e solicitar ao atendente. O IMEI costuma estar impresso na bateria e na caixa em que o celular vem embalado. Você também pode digitar o código *#06# no discador do seu celular que o código IMEI será mostrado.

Infelizmente em muitos casos, mesmo com todo o cuidado, ter o celular roubado durante o carnaval pode acontecer. Caso você perceba que não terá como recuperar o aparelho rapidamente caso isso aconteça, entre em contato com bancos para bloquear os acessos e utilize outro aparelho para alterar as senhas salvas dos serviços contidos no roubado.

Se possível, utilize um celular reserva nessas festas, onde tenha apenas o essencial e sem dados importantes salvos. As festas de carnaval fazem parte da cultura brasileira e realmente é um momento de alegria e encontro com amigos, porém é necessário ficar atento quanto pessoas mal intencionadas.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *