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iPhones poderão falar com voz do usuário via treinamento de 15 minutos

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A Apple apresentou novos recursos de acessibilidade hoje. Eles englobam assistência à pessoas com dificuldades cognitivas, auditivas, visuais e mais.

Um dos recursos que mais chamaram a atenção é a possibilidade de os iPhones aprenderem a voz dos usuários, o que possibilita usar a voz sintetizada para que o aparelho fale como se fosse eles próprios. Esse recurso irá atender principalmente as pessoas que possam perder a capacidade, ou mesmo possam ter dificuldade de falar.

Treinamento de voz do usuário no iPhone
Usuário precisa ler textos apresentados pelo sistema para que os aparelhos aprendam sua voz. Imagem: Apple

A Apple informou no comunicado dos novos recursos que os usuários podem criar suas vozes sintetizadas lendo prompts de textos em voz alta por quinze minutos pelo iPhone ou iPad. Quando o aprendizado é concluído, a voz pode ser usada para ler textos digitados pois o recurso se integra ao Live Speech.

Quanto a segurança e privacidade dos usuários, a empresa diz que usa “aprendizagem de máquina no dispositivo para manter as informações dos usuários privadas e seguras”. Além do recurso de aprendizagem de voz, versões simplificadas de apps populares foram apresentadas com foco em pessoas com dificuldades cognitivas.

exemplo de acesso assistivo no iPhone
Acesso Assistivo mostrado em iPad e iPhone. Imagem: Apple

Esse recurso chama Acesso Assistivo e inclui ferramentas como Telefone, FaceTime, app de Mensagens, Músicas, Câmera e mais. Os apps incluídos no Acesso Assistivo se diferenciam dos convencionais por meio de maiores contrastes, textos simplificados e com fontes maiores.

Além disso, pessoas cegas ou com baixa visão poderão interagir mais com aparelhos eletrônicos, como micro-ondas. Ao apontarem a câmera do iPhone ou iPad para o visor do aparelho, será dito por exemplo qual configuração está aberta, quanto tempo está selecionado.


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