Pular para o conteúdo

MediaTek 9200 Plus pode bater o Snapdragon 8 Gen 2?

Compartilhe esta notícia:

A MediaTek anunciou uma atualização em seu chipset top de linha, o Dimensity 9200. Entre as melhorias do novo chipset com nome de Dimensity 9200 Plus, encontramos mais velocidade da CPU e GPU.

MediaTek 9200 Plus anunciado
Imagem: MediaTek

A velocidade do grande núcleo no modelo padrão atinge 3,05 Ghz, no Plus, essa velocidade foi aumentada para 3,35 Ghz no Cortex-X3. Os núcleos médios no modelo padrão tem atingem 2,85 Ghz, já o Plus atinge 3 Ghz com o Cortex-A715. Os núcleos Cortex-A510 não tiveram alteração, com ambos em 1,8 Ghz. A melhoria da GPU também foi significativa, com aumento aproximado de 17% na velocidade.

A conexão com internet móvel do Dimensity 9200 Plus é feio com suporte a mmWave 5G, ele tem também APU de sexta geração, suporte para 240 Hz de taxa de atualização FHD+, gravação em 8K, Bluetooth 5.3 e Wi-Fi 7.

É planejado que os aparelhos topo de linha equipados com o novo MediaTek 9200 Plus estejam disponíveis ainda em maio, que terão embate direto com os modelos equipados com o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2. O modelo da Qualcomm tem velocidade de clock praticamente igual ao 9200 Plus, sendo de 3,36 Ghz, por isso o desempenho geral entre os modelos deve ser similar.

Um dos fatores mais difíceis para o novo modelo da MediaTek superar ou até mesmo equiparar, são os elogiados desempenhos da GPU e funcionalidades de IA do 8 Gen 2. De toda forma, a atualização do MediaTek 9200 é bem vinda, visto que esse modelo já tem um bom desempenho, principalmente em CPU de núcleo único e desempenho da GPU. O que mais o distanciou negativamente o MediaTek 9200 padrão de seu rival é o desempenho de CPU multi-core e estresse de GPU.

Caso a MediaTek tenha conseguido aprimorar esses fatores, a briga para conquistar as fabricantes dos topos de linha será intensa e favorável aos consumidores.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *