Pular para o conteúdo

Samsung passa Apple em vendas de smartphones mas perde em lucro

Compartilhe esta notícia:

A Samsung teve uma leve vantagem de 1% nas vendas de smartphones em relação à Apple no primeiro trimestre de 2023, em meio ao mercado global pessimista.

Prédio com logo Samsung
Imagem: Samsung

A Samsung vendeu 60,6 milhões de celulares, quantidade bem próxima da Apple, que vendeu 58 milhões até o final de março. O mercado de smartphones enfrenta uma má fase, com diminuição ano a ano de 14% e trimestral de 7%, com total de 280,2 milhões de unidades vendidas com a soma de todas as fabricantes no primeiro trimestre desse ano.

Como diz a empresa de pesquisa Counterpoint, a receita trimestral sobre vendas de smartphones teve queda de 7% em comparação com 2022, com total de US$ 104 bilhões. Nesse ponto, mesmo que a Samsung tenha ficado na liderança de vendas, a Apple ficou com folga em primeiro lugar quanto aos lucros operacionais, tendo 72% de vantagem sobre a gigante sul-coreana. Em relação a receita total do mercado no último trimestre, a Apple ficou com 50% dela, vantagem de mais de 30% em relação a Samsung.

Segundo Jeff Fieldhack, diretor de pesquisa da Counterpoint, o bom desempenho da Apple se dá por conta da identificação dos clientes com a marca. Essa fidelidade faz com que os clientes recorrentes dificilmente procurem outras fabricantes na hora de trocar de aparelhos, mesmo que ofereçam preços mais baixos.

“A Apple é capaz de resistir melhor às flutuações econômicas e outras flutuações do que seus rivais, ao mesmo tempo em que desfruta de uma lealdade inabalável. Isso também significa que a Apple foi capaz de atender à demanda pela série iPhone 14, que se espalhou no quarto trimestre de 2022, quando teve problemas em sua fábrica de Zhengzhou, em vez de essa parcela se dissipar ou transferir para os rivais”, disse Fieldhack.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *