Quatro astronautas chegaram à Terra após o período de 6 meses na Estação Espacial Internacional (ISS), pela missão Crew-6, da SpaceX.
Eles são: comandante Stephen Bowen e o piloto Warren “Woody” Hoburg da NASA; o sultão AlNeyadi dos Emirados Árabes Unidos e o cosmonauta russo Andrey Fedyavev da Roscosmos. De todos, apenas Stephen Bowen já havia realizado um voo espacial antes. A espaçonave Crew Dragon Endeavour pousou com esses tripulantes na segunda-feira, após 186 dias, às 13:17h (horário de Brasília) no Oceano Atlântico, mais especificamente na costa de Jacksonville, Flórida, Estados Unidos.
Antes de partir da ISS em 31 de agosto, Bowen se despediu dizendo que “Quando chegamos aqui há seis meses, foi uma experiência nova para todos nós” , “Eu estive no espaço, mas nunca estive em uma missão de longa duração. Esta foi uma experiência absolutamente incrível e uma grande oportunidade de observar meus incríveis companheiros de tripulação enquanto eles avançavam.”.
A missão Crew-6 foi lançada dia 2 de março e seus ocupantes trabalharam como engenheiros de voo das Expedições 68 e 69 na ISS. A chegada dos tripulantes de volta à Terra era primeiramente programada para acontecer no domingo (03/09), porém as más condições climáticas mudaram os planos.
Com isso, eles partiram da estação espacial no domingo, onde o Dragon Endeavour teve desencaixe autônomo por volta das 8:05h da manhã. A conclusão da missão Crew-6 para AlNeyadi marca não só seu primeiro voo espacial, mas também a primeira expedição de longa duração de um árabe e de um emirado. Além disso, ele é o segundo astronauta dos Emirados Árabes Unidos a realizar um voo espacial, sendo Hazza AlMansoori o primeiro nesse feito, em missão de uma semana na ISS, em 2019. Já o primeiro árabe a viajar ao espaço é o príncipe sultão Al Saud, da Arábia Saudita, lançado no ônibus espacial da NASA, em 1985.
A NASA viu com bons olhos a conclusão dessa missão e diz que ela contribuiu para centenas de experimentos científicos e aprimoramento de tecnologia. Entre todas as funções, a tripulação ajudou na instalação de novos Roll-Out Solar Arrays (iROSA) na ISS, que são dispositivos responsáveis por captar energia solar para naves espaciais e equipamentos, sendo desenvolvidos pela Redwire. Após a instalação de todos, é planejado o ganho de 30% na potência em operações e experimentos científicos no laboratório da estação.
Vídeo com a chegada da missão Crew-6 à Terra:
Sou apaixonado pela tecnologia e acompanho de perto as grandes transformações dos computadores, smartphones e demais aparelhos inteligentes. Por isso, estou sempre atrás das novidades na área, especialmente sobre produtos. Aqui no TeorTech, uni essa paixão com meu gosto por escrever, também alimentado pelos quase 15 anos de experiência em criação de sites, para ajudar os visitantes na descoberta tecnológica.
Contato pessoal: