Pular para o conteúdo

Assista primeiro voo teste do SpaceX Starship ao vivo – 1ª tentativa

Compartilhe:

O avanço dos voos espaciais comerciais e também de turismo humano para Marte depende muito do aprimoramento do SpaceX Starship. Esse é um foguete reutilizável da próxima geração e está pronto para seu primeiro voo teste orbital.

Foguete Starship de perto
Starship. Imagem: SpaceX

Ao projetar o mais poderoso foguete de todos os tempos em 2019, Elon Musk disse que esse não era um objetivo de seis meses. Depois de vários testes suborbitais, alguns com sucesso e outros com fracassos explosivos, o maior testes de todos, que é o voo orbital, chegou.

Após a FAA autorizar o teste pela SpaceX, o Starship terá seu abastecimento com combustível (propelente) iniciado as 8 horas da manhã no horário de Brasília de hoje, segunda-feira. Ele está acoplado na base Boca Chica no Texas, Estados Unidos, de onde será lançado e a SpaceX planeja que o gigante foguete esteja pronto para decolar as 10 horas manhã.

O planejado é que o Starship se separe de seu foguete superpesado após três minutos do lançamento, quando terá atingido velocidade orbital, para então cair no Oceano Pacífico, próximo do Havaí.

Assista ao primeiro voo teste do Starship ao vivo:

Lançamento do voo teste da Starship adiado

Após estar com tanque de combustível quase totalmente cheio, por volta das 10:12 da manhã foi constatado que um dos 33 motores do primeiro estágio teve falha. Sobre isso, Elon Musk publicou a explicação em seu Twitter:

“Uma válvula de pressurização parece estar congelada, portanto, a menos que comece a operar em breve, não haverá lançamento hoje”.

Mesmo após perceber que a válvula de pressurização estava congelada, a SpaceX continuou com o abastecimento do foguete, no conhecido como teste molhado. Esse teste serviu para analisar como a espaçonave se comportaria com o estoque de combustível cheio.

O adiamento (Scrub) de lançamentos espaciais de teste é muito comum. Isso é feito quando qualquer anomalia é notada, pois além de serem muito caros, a segurança das pessoas em volta é prioridade. A segunda tentativa de lançamento deverá iniciar após pelo menos de 48 horas, sendo o mais breve possível. Assim que tiver manifestação da SpaceX quanto a nova data, informarei.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *