Pular para o conteúdo

China planeja levar astronautas para a Lua pela 1ª vez até 2030

Compartilhe:

A China pretende levar sua nova nave tripulada para a Lua até em 2030, porém os primeiros lançamentos da nova geração devem acontecer em 2027 ou 2028.

Bandeira da China na Lua
Criação artística da bandeira da China fixada na Lua. Imagem: iStock

“No futuro, uma nova geração de espaçonaves será usada em missões lunares tripuladas, para construir nossa estação espacial e para a exploração do espaço profundo.”, disse durante palestra Yang Liwei, vice-designer-chefe do programa de voos espaciais tripulados da China, segundo a Reuters.

Essa nova geração de espaçonaves da China são ponto chave para o país levar astronautas para a Lua até 2030. Ela será composta por veículos espaciais parcialmente reutilizáveis e um foguete em desenvolvimento, com nome de Long March 10.

Uma das espaçonaves dessa nova geração será capaz de levar três astronautas para a órbita de transferência lunar, já outra, de órbita baixa da Terra, levará de quatro até sete astronautas para a estação espacial Tiangong da China, que foi lançada em 2011 e concluída em novembro de 2022.

A espaçonave da China em operação é a Shenzhou, que é capaz de transportar até três astronautas para a órbita baixa da Terra. Ela foi responsável por levar Yang para a órbita em 2003, quando ele se tornou o primeiro astronauta chinês a viajar para o espaço, pela missão Shenzhou 5.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *