Você está em:
Pular para o conteúdo
Início » Tecnologia » Ciência » Notícias sobre exploração espacial e viagem espacial » Desafio de Natal da ESA para população encontrar asteroide próximo irá começar

Desafio de Natal da ESA para população encontrar asteroide próximo irá começar

Um desafio inusitado para população encontrar asteroide começará amanhã, dia de 15 de dezembro de 2022, lançado pela Agência Espacial Europeia (ESA).

desafio ESA asteroide Terra
Ilustração do asteroide 2015 RN35 por Mateus / Adobe Stock

O astro em questão é o 2015 RN35, asteroide com tamanho aproximado da Grande Pirâmide de Gizé e que hoje chega a distância de 686 mil quilômetros da Terra.

A ESA incentivou quem localizar o asteroide, que estará cerca de duas vezes a distância da Lua para a Terra, compartilhar as observações nas redes sociais com a hashtag #ESAChristmasAsteroid, junto de informações sobre o observador e local em que se encontrava no momento.

O horário informado para ESA com início do desafio é às 5:30am de amanhã, quinta-feira, 15 de dezembro, no horário de Brasília. O asteroide poderá ser localizado com telescópios comuns até dia 19 de dezembro, segunda-feira da semana que vem. Isso acontece porque ele viaja com velocidade média de 21.700 km/k em direção contrária da Terra.

Com céu limpo, o 2015 RN35 poderá ser observado com telescópios a partir de 30 centímetros (11,8 polegadas) pois esse asteroide é tão brilhante quanto Plutão.

As informações que a ESA tem sobre 2015 RN35, que tem esse nome pois foi observado pela primeira vez em 2015, é que tem tamanho aproximado de 60 e 140 metros e que o tempo para que ele orbite o Sol é de 654 dias. Não se sabe muito sobre ele além disso, como por exemplo sua composição.

Agência Espacial incentiva população a observar asteroide para auxílios futuros na segurança

A ESA está aproveitando essa oportunidade da população comum observar o asteroide visitante de Natal para tornar comum o auxílio geral de garantia da segurança da Terra.

Com a análise da rota do 2015 RN35, por pelo menos os próximos 100 anos não existe risco dele se chocar contra nosso planeta. Apesar dele não representar risco imediato à Terra pelo tamanho e rota atual, caso algum asteroide semelhante se chocasse contra nós, causaria muitos estragos na região do impacto.

Com isso, a Agência Espacial Europeia utiliza essa chance para incentivar a população a participar da segurança da Terra e alertar as agências caso encontrem alguma suspeita de ameaça espacial.

Se gostou, compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *