Pular para o conteúdo

Missão SpaceX Ax-2 com 4 astronautas será lançada 21 de maio e tem boas particularidades

Compartilhe:

A segunda missão privada com astronautas até a Estação Espacial Internacional (ISS) deverá ser lançada no próximo final de semana.

Falcon 9 lançamento Ax1
Lançamento do Falcon 9 na missão Ax-1, em 8 de abril de 2022. Imagem: NASA

Uma revisão de todos os itens foi feita pela NASA, a SpaceX e a empresa Axiom Space, que é operadora da missão ontem, dia 15. Está previsto que quatro astronautas sejam lançados na parte da tarde do dia 21. O administrador associado do Diretório de Missões e Operações Espaciais da NASA, Ken Bowesox, disse durante uma coletiva de imprensa após a revisão da missão AX-2 que todos concordaram que está tudo certo com o lançamento.

Essa missão será lançada via foguete SpaceX Falcon-9 às 18:37 do próximo domingo no horário de Brasília, do Centro Espacial Kennedy da NASA, situado na Flórida, EUA. Os quatro integrantes da missão irão viajar em uma cápsula SpaceX Dragon até o laboratório que está em órbita e deverão chegar ao destino na segunda-feira, 21 de maio, por volta das 10:30 da manhã.

Essa missão ficará oito dias na ISS, segundo seus integrantes. Caso a decolagem não ocorrer como o previsto, existe outra janela disponível na segunda-feira, dia 22 de maio. Se essas duas chances não forem aproveitadas por algum motivo, a SpaceX precisará esperar para concluir essa missão.

Tripulação da missão Ax-2
Tripulação da missão Ax-2 da esquerda para a direita: astronauta saudita Ali Alqarni, comandante Peggy Whitson, piloto Jhon Shoffner e a astronauta saudita Rayyanha Barnawi.

O motivo é que a empresa irá se juntar com a NASA para o lançamento do CRS-28, que é a 28ª missão robótica de carga da SpaceX para a ISS, prevista para ser lançado também do Centro Espacial Kennedy no dia 3 de junho.

A missão Ax-2 é o segundo voo com tripulação para a ISS com operação da Axiom Space e que utiliza equipamentos da SpaceX. A missão Ax-1 também lançou quatro tripulantes ao laboratório da ISS, porém eles ficaram por mais de 14 dias em abril do ano passado.

Particularidades da missão Ax-2

A missão Ax-2 tem algumas expectativas, como o fato de dois dos tripulantes, que são Rayyanah Barnawi e Ali AlQarni, serem os primeiros sauditas a desembarcarem na ISS, além do fato de Barnawi ser a primeira mulher saudita a viajar no espaço.

Os outros dois tripulantes são o piloto da missão, que também é piloto de carros e investidor, John Shoffner, e a ex-astronauta da NASA, Peggy Whitson, que atualmente trabalha para a Axiom e será a comandante dessa missão. Whitson já tem 665 dias no espaço, o que é mais do que qualquer outro astronauta americano e qualquer outra mulher de qualquer país.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *