Pular para o conteúdo

Missão Artemis I é concluída com sucesso pela NASA

Compartilhe:

A Missão Artemis I é concluída com sucesso pela NASA. A espaçonave Orion aterrissou com segurança no Oceano Pacífico, mais precisamente na Baixa Califórnia, México, hoje, dia 11 de dezembro de 2022.

Orion da Missão Artemis I Pousa na Terra
Orion próxima de pousar no Oceano Pacífico

Enquanto voltava para a Terra após a missão histórica ao redor da Lua, Orion atingiu velocidade em torno de 39.429 km/h. e sua carcaça protetora suportou temperaturas em torno de 2760 graus celsius. A viagem de Orion percorreu 2.25 milhões de quilômetros no espaço em 25 dias e meio.

Quando entrou na atmosfera da Terra, Orion fez a manobra de salto de entrada, onde mergulhou na atmosfera superior e se elevou para reentrar novamente. Esse movimento ajuda a cápsula a pousar no local exato que foi designada e é a primeira vez que uma espaçonave responsável por transportar humanos a realiza.

O paraquedas de Orion começou a ser aberto quando ela atingiu cerca de 7,3 quilômetros de distância do solo com o intuito de desacelerar para o pouso. Os procedimentos de recuperação da cápsula pela Marinha dos Estados Unidos foram iniciados assim que ela realizou o mergulho de entrada na atmosfera.

Com Orion de volta à Terra e em segurança, a NASA irá capturar os dados dos manequins que fizeram parte da viagem. Eles são equipados com sensores que captam possíveis alterações que o corpo humano sofreria na viagem.

A segunda missão Artemis está prevista para acontecer em 2024, só que dessa vez, com astronautas.

“Desde o lançamento do foguete mais poderoso do mundo até a jornada excepcional ao redor da Lua e de volta à Terra, este teste de voo é um grande passo à frente na geração Artemis de exploração lunar”, “Hoje é uma grande vitória para a NASA, os Estados Unidos, nossos parceiros internacionais e toda a humanidade.”, disse Bill Nelson, administrador da NASA.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *