Pular para o conteúdo

Missão Dart é um sucesso. Nave da NASA atingiu asteroide a 11 milhões de km da Terra – Confira imagens

Compartilhe:

Dia 26 de setembro de 2022 é um dia para ficar na história da humanidade. A missão Dart, onde uma nave autônoma da NASA, lançada em novembro de 2021, teve objetivo de atingir o asteroide Dimorphos, que tem 160 metros de diâmetro e orbita o Didymos, com 780 metros de diâmetro e estão a 11 milhões de quilômetros da Terra.

Esse teste foi feito para verificar se o impacto da nave, que tem 330 kg, é suficiente para mudar a rota dos asteroides. ANASA só saberá se o impacto foi suficiente para isso, em alguns meses ou anos. Os detalhes da missão foram escritos por nós, quando explicamos sobre a primeira missão teste de defesa espacial, onde foi utilizada uma nave autônoma não tripulada.

Veja imagens com o primeiro impacto de nave para desvio de asteroide

Essa imagem é de 1 hora e 10 minutos antes do impacto da Dart, onde é possível ver bem o asteroide maior, o Didymos:

Aqui, faltando 25 minutos para o impacto, podemos ver com clareza os dois asteroides, Didymos e o alvo da Dart, o Dimorphos:

asteroides didymos e Dimorphos vistos pela nave dart

Imagem de apenas 5 minutos antes do impacto, onde a nave Dart já estava bem próxima do objetivo:

Na imagem abaixo, estávamos a poucos segundos do momento histórico, onde é possível observar bem de perto o asteroide Dimorphos e a sua superfície rochosa pela lente da Dart:

Últimas imagens registradas antes do impacto e perda do sinal:

Após o sucesso que foi a missão, momento tão aguardado pela NASA e grande parte da humanidade, a câmera da nave Dart não enviou mais imagens e a tela ficou congelada:

O momento do impacto foi transmitido ao vivo pela NASA, você pode conferir o vídeo completo disponibilizado pela Agência abaixo:


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *