Pular para o conteúdo

Rover da Chandrayaan-3 está em modo repouso na Lua e deve acordar no final do mês

Compartilhe:

O rover e o módulo de pouso da missão Chandrayaan-3 da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) concluíram todos os objetivos principais de suas missões na Lua, e agora estão em modo repouso pelas próximas duas semanas. A agência espacial planeja que os dois veículos acordem no próximo nascer do sol lunar, que será acima do polo sul do satélite natural.

Rover Pragyan ISRO
Imagem: ISRO

Chandrayaan-3 já é um marco para a Índia e a exploração espacial mundial pois é a primeira missão à pousar com sucesso na Lua pelo país e a primeira a pousar com sucesso na região sul lunar como um todo. Antes dos veículos espaciais entrarem em modo repouso, foram quase duas semanas de exploração a região que pode conter depósitos de água congelada em crateras que ficam sob escuridão total.

As primeiras imagens da missão lunar indiana foram divulgadas no final do mês passado e mostram os veículos espaciais saindo da sonda e chegando ao solo lunar.

No início desta semana a ISRO disse que o rover Pragyan foi colocado em modo repouso depois de concluir seus objetivos, onde os instrumentos científicos permanecem desligados. A agência espacial explicou sobre os próximos passos na rede social X:

“O Rover completou suas tarefas.

Agora está estacionado com segurança e colocado no modo Repouso. As cargas APXS e LIBS estão desativadas. Os dados dessas cargas são transmitidos para a Terra através do Lander.

Atualmente, a bateria está totalmente carregada. O painel solar está orientado para receber a luz do próximo nascer do sol previsto para 22 de setembro de 2023. O receptor é mantido ligado.

Esperando um despertar bem-sucedido para outro conjunto de tarefas! Caso contrário, permanecerá lá para sempre como embaixador lunar da Índia.”.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *