Pular para o conteúdo

Sonda da NASA captura lixo humano em Marte – Confira

Compartilhe:

Lixo humano em Marte
O que parece ser um pedaço do cobertor térmico que protege a sonda Perseverance no pouso. NASA/JPL-Caltech/ASU – 13 de junho de 2022

A sonda Perseverance, da NASA, está em missão em busca de vestígios de vida ou condições para ela em Marte. Porém, durante suas rondas, ela encontrou lixo oriundo da Terra no solo do planeta vermelho. A equipe responsável pela Perseverance divulgou na terça-feira imagens com algo parecido com o cobertor térmico usado para proteger a sonda durante seu pouso.

Em abril, algo parecido foi compartilhado pela equipe do helicóptero Ingenuity, onde mostra uma visão com lixo espacial em Marte.

Paraquedas do Ingenuity em Marte
Paraquedas e concha em formato de cone capturado pelo Ingenuity em 19 de abril de 2022 – NASA/JPL-Caltech

Lixo espacial preocupa especialistas

O lixo espacial deixado por astronautas ou sondas, preocupa as agências espaciais. Isso porque, muita coisa é deixada para trás após uma missão espacial. Exemplo disso são as botas, veículos e acessórios que ficaram na Lua após as missões Apollo.

Outro ponto preocupante é o lixo espacial na órbita da Terra. Isso porque a crescente quantidade de satélites desativados, propulsores queimados, paraquedas e demais acessórios que estão em órbita tornam as viagens espaciais cada vez mais perigosas, com o risco de colisões com os veículos espaciais.

A lei espacial que protege o espaço contra lixo espacial não foi atualizada desde o Tratado do Espaço Exterior, de 1967. Com os grandes avanços da humanidade frente à o desbravamento espacial, isso deve ser tratado como prioridade. Proteções contra a poluição no espaço exige ser definida como uma herança comum da civilização humana, segundo Aparna Venkatesan, professora de astronomia da Universidade de São Francisco.

Nós vemos o espaço como nossa ancestralidade compartilhada?” ela perguntou. “De quem é a herança e como você a honra?”


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *