Pular para o conteúdo

Sonda Insight está em risco por tempestade de poeira em Marte

Compartilhe:

painel solar sonda InSight

Os próximos dias serão difíceis para a sonda InSight da NASA. Ela está em solo marciano desde novembro de 2018 para avaliar a atividade sísmica e solo de Marte e depende de energia solar para funcionar. O problema é que uma tempestade de poeira do tamanho de um continente que acontece no hemisfério sul do planeta, depositou muito material nos seus painéis, diminuindo extremamente a energia que a sonda consegue gerar.

Essa tempestade foi detectada pela primeira vez em 21 de setembro de 2022 pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA. A distância entre a tempestade e a sonda InSight é de aproximadamente 3500 quilômetros e de início não tinha causado danos. Para tentar evitar a falta de energia, a sonda desligou seu instrumento operacional dia três de outubro de 2022, com prazo de duas semanas para diminuir o máximo consumo energético possível, em tentativa de resistir a tempestade de poeira.

“Estávamos no último degrau da nossa escada quando se trata de poder. Agora estamos no piso térreo”, “Se conseguirmos superar isso, podemos continuar operando no inverno – mas eu me preocuparia com a próxima tempestade que vier”. disse Chuck Scott, gerente de projeto da InSight no Jet Propulsion Laboratory da NASA na Califórnia em comunicado.

A média de energia gerada por dia pela sonda InSight é de 425 watts-hora por dia, mas no momento esse valor caiu para 275 watts-hora por dia. Cientistas da NASA já admitem que a missão da InSight possa estar no final, podendo durar apenas mais alguns meses. Há uma chance da InSight resistir essa tempestade, pois suas nuvens estão diminuindo. Porém, outras tempestades podem estar por vir, devido à mudanças nas estações marcianas. Essa tempestade atual, já é a terceira esse ano, segundo a NASA.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *