Pular para o conteúdo

Chrome lança recurso para economia de RAM e CPU – Como ativar

Compartilhe:

Economia de memória, esse é o recurso para melhor eficiência no uso de RAM e CPU pelo navegador Chrome. No final do ano passado a equipe responsável pelas atualizações do navegador publicou que esse recurso estava em desenvolvimento. Ele finalmente chegou para todos.

economia de memória Chrome (RAM e CPU)
Exemplo de várias guias abertas. Elas podem comprometer o desempenho de computadores, principalmente os mais básicos.

Esse recurso é muito importante porque faz com que as guias abertas não sejam requisitas constantemente, como é o padrão. Ao ativar ele, as guias que não estiverem em primeiro plano no momento continuam abertas, porém inativas. Ao serem selecionadas, elas são recarregadas. O mesmo acontece ao abrir o navegador com várias abas salvas, elas serão carregadas no momento que forem selecionadas.

Essa possibilidade faz muita diferença para quem tem muitas guias abertas no Chrome, como por exemplo 10, 20, 30 e daí por diante. Isso porque com várias guias sendo mantidas abertas e ativas, os computadores podem sofrer travamentos e congelamentos de tela. Isso principalmente naqueles com recursos mais simples, como menos RAM ou processadores mais básicos.

Segundo a equipe do Chrome, ao ativar a economia de memória, o navegador utiliza até 40% menos memória da máquina.

Como ativar o recurso de economia de RAM e CPU no Chrome

O recurso Economia de memória no Chrome já chegou para muitos usuários nativamente, nesse caso ele pode ser utilizado diretamente ao clicar nos três pontinhos que ficam no canto superior direito do navegador > Configurações > Desempenho > ativar Economia de memória.

Com isso, basta você reiniciar o Chrome e pronto. Agora seu navegador irá fazer menos solicitações nas guias abertas e isso certamente irá melhorar o desempenho geral da máquina.

Para quem o recurso Economia de memória do Chrome não aparece

Algumas pessoas ainda não receberam automaticamente o recurso de economia de memória do Chrome. Nesse caso também é possível ativar o recurso. Para isso, copie esse trecho: chrome://flags/#high-efficiency-mode-available e cole na barra de endereço do Chrome e dê Enter. Na tela que abrir, ao lado da opção Enable the high efficiency mode feature in the settings mude Defeault (padrão) para Enable (ativado).

Após isso, clique em Relaunch para reiniciar o navegador. Após a reinicialização, siga o caminho padrão para ativação da Economia de memória nos três pontinhos que ficam no canto superior direito do navegador > Configurações > Desempenho > ativar Economia de memória. Feito isso, basta reiniciar o Chrome e você irá aproveitar esse novo recurso que promete melhorar o desempenho dos computadores pela menor requisição do navegador.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *