Pular para o conteúdo

Elon Musk funda X.AI, empresa de IA concorrente da OpenAI

Compartilhe:

Elon Musk fundou uma empresa de inteligência artificial que irá concorrer com a OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT. O nome da nova empresa é X.AI e foi incorporada dia 9 de março em Nevada, Estados Unidos, segundo o WSJ.

Elon Musk
Elon Musk

Além de dono, Elon Musk é diretor da X.AI, já Jared Birchall, seu parceiro de negócios, é secretário. Elon Musk já tem certa experiência na área de inteligência artificial, pois além dela ser usada em suas empresas, como a Tesla e SpaceX, ele foi cofundador da própria OpenAI em 2015, da qual se afastou em 2018.

A surpresa com a criação da nova empresa de IA é porque Elon Musk encabeçou uma carta que pediu que os laboratórios de IA pausassem os grandes experimentos na área por conta dos riscos, como a não existência de órgãos fiscalizadores. A OpenAI é um desses grandes laboratórios e na verdade é considerado um dos principais deles por conta do revolucionário ChatGPT e a atualização GPT-4.

Além disso, a OpenAI é responsável por apimentar a disputa das buscas online, dominadas pelo Google há décadas quando cedeu seu chatbot para a Microsoft, que já integrou o chatbot no Bing, seu mecanismo de busca. Como resposta, o Google desenvolveu seu próprio chatbot com inteligência artificial, que é o Bard.

Com informações do WSJ, Elon Musk deseja realmente desafiar a OpenAI e já reúne equipe de especialistas em IA e engenheiros para a empresa. Entre as contratações estão pesquisadores da DeepMind, da Alphabet, como Igor Babuschkin, que é cientista sênior com especialização em aprendizagem de máquina.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *