Pular para o conteúdo

Comissão Europeia proíbe funcionários de usarem TikTok

Compartilhe:

A União Europeia junto dos Estados Unidos demonstram estar cada vez mais convencidos de que o app TikTok é uma ferramenta de coleta de dados para o Partido Comunista Chinês.

foto TikTok no celular

De forma abrupta, porém não surpreendente, a Comissão Europeia proibiu todos os funcionários de utilizarem o aplicativo TikTok por motivos de segurança, ampliando os conflitos políticos entre China e Ocidente.

Um funcionário da Comissão Europeia informou ao portal Político que a ordem de remover o app dos aparelhos oficiais e também pessoais ligados às funções no trabalho foi dada na manhã desta quinta-feira (23/02). Quem insistir em deixar o TikTok instalado pode ter aplicativos ligados ao trabalho desinstalados dos aparelhos.

Em e-mail enviado para toda a equipe foi informado que “A partir de 15 de março, os dispositivos com o aplicativo instalado serão considerados não compatíveis com o ambiente corporativo”.

Segundo os porta-vozes da Comissão Europeia, Erick Mamer e Sonya Gospodinova, o banimento do TikTok se deu depois de muita análise. Eles informaram que utilizar o app gera risco de cybersegurança, que inclui dados pessoais e corporativos, porém não informaram exatamente como chegaram à essa conclusão.

Essa é a primeira vez que um aplicativo é banido entre os funcionários da Comissão Europeia, e segundo os porta-vozes, esse banimento é temporário e o app passará por “revisão constante e possíveis reavaliações”.

Sobre o banimento, um porta-voz TikTok disse em comunicado que “Estamos desapontados com esta decisão, que acreditamos ser equivocada e baseada em equívocos fundamentais” , “Entramos em contato com a Comissão para esclarecer as coisas e explicar como protegemos os dados de 125 milhões de pessoas em toda a UE que acessam o TikTok todos os meses.”.

O comunicado é finalizado com “Estamos surpresos que a Comissão não tenha nos contatado diretamente nem oferecido qualquer explicação – solicitamos uma reunião”.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *