Pular para o conteúdo

Apagão atinge todas regiões do Brasil. O que houve?

Compartilhe:

Um apagão atingiu todas as regiões do Brasil nessa terça-feira (15), onde os relatos não foram feitos apenas no Estado de Roraima.

apagão Brasil
Montagem com vela e mapa do Brasil. Imagem: TeorTech

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou nota onde confirma interrupção generalizada da distribuição de energia.

“Ocorrência no SIN interrompe 16 mil MW em todas as regiões do país. Até às 11h40, já foram recompostos 38% da carga da região Norte e 80% da região Nordeste. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste.”

Segundo a ONS, o apagão ocorreu na abertura da interligação Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, que ocorreu às 8h31m, onde as causas ainda não foram esclarecidas.

“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.”

A entidade brasileira disse que a distribuição de energia já foi restabelecida em várias Estados, sendo que nas regiões Sul e Sudeste, a distribuição já está totalmente normalizada.

“A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. Até às 11h40, já foram recompostos 38% da carga da região Norte e 80% da região Nordeste. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste.”.

O Ministério de Minas e Energia (MME) complementou que a região Centro-Oeste também já teve a distribuição de energia totalmente normalizada e que equipes trabalham para normalizar a situação Norte e Nordeste.

“Ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.” , “Até às 10h22, estão recompostos 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste.”, escreveu o MME em nota.

Atualização: O ministro da Casa Civil, Rui Costa, informou na quarta-feira (16) que o apagão foi causado por erro técnico.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *