Pular para o conteúdo

Google: chaves de acesso são método de login padrão no lugar das senhas

Compartilhe:

O Google informou que as chaves de acesso serão o método de login padrão a partir de agora. Segundo a empresa, isso iniciará com a extinção das senhas padrão, porém essas ainda poderão ser usadas pelos usuários.

chave de acesso Google método padrão
Imagem: Google

As chaves de acesso são mais seguras do que as senhas padrão porque usam a biometria, PINs do dispositivo ou até mesmo chaves de segurança física. Assim, o usuário tem maior segurança em comparação com combinações de usuário e senha, que podem ser captados por malwares, principalmente o phishing.

A maior segurança das chaves de acesso se dá pelo fato de seu sistema utiliza duas partes, uma no servidor da plataforma acessada e outra no dispositivo físico do usuário. Com isso o acesso por terceiros fica praticamente impossibilitado, diferente do usuário e senha, pois nesse caso o acesso é facilitado caso uma pessoa mal intencionada descubra a combinação. Mesmo que haja fatores de segurança extra nos métodos de usuário e senha, como a autenticação por e-mail, é possível que o hacker já tenha acesso à caixa de entrada do alvo.

Google é pioneira nas chaves de acesso

O Google é uma das pioneiras das chaves de acesso e iniciou essa implementação em maio de 2022, primeiro no Android e navegador Chrome. Nesta terça-feira (10/10) a empresa informou que as chaves de acesso serão o método de autenticação padrão para todos os usuário de uma conta do Google.

“Isso significa que, da próxima vez que você fizer login em sua Conta do Google, começará a ver solicitações para criar e usar chaves de acesso, simplificando seus logins futuros” , “Nosso objetivo é o mesmo de sempre, fornecer tecnologia segura por padrão, para que você tenha a segurança mais forte, mas sem encargos.”, disseram Christiaan Brand e Sriram Karra, gerentes de produto do Google.

Além de mais seguro, a empresa informa que 64% dos usuários que já tiveram acesso ao método de login com chaves de acesso afirmaram que ele é mais fácil de usar do que os métodos padrões, como o usuário e senha e autenticação de dois fatores.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *