Pular para o conteúdo

iPhone 15 Pro Max derreteu cabo USB-C genérico em carregamento

Compartilhe esta notícia:

A linha Apple iPhone 15 marca a estreia da entrada USB Tipo-C nos smartphones da marca, em substituição da entra Lightning. Essa mudança aconteceu por conta de pressão, principalmente da União Europeia (UE). O grupo econômico aprovou no final de 2022 uma lei que proíbe empresas que utilizem smartphones com entradas diferentes da USB-C de venderem os aparelhos em seus países a partir de 2024.

Essa atitude ocorreu, segundo a UE, para beneficiar a concorrência justa, pois as demais marcas e fabricantes utilizam o padrão de carregadores com entrada USB-C.

Como iPhone 15 pro Max derreteu cabo de carregamento USB-C

Os aparelhos que compõem a linha iPhone 15 foram lançados em setembro de 2023, e mesmo que utilizem a entrada padrão de carregamento, é necessário atenção na hora de utilizar um cabo, como vemos em caso relatado no Reddit. O usuário NoisilyMarvellous postou uma imagem na rede social junto do relato onde explica que seu iPhone 15 Pro Max esquentou tanto o cabo de carregamento que quando o usuário o manuseou, ele derreteu; soltou o plug na entrada do aparelho, danificando-a, e ainda queimou seu dedo.

iphone 15 pro Max derreteu cabo usb-c genérico
iPhone 15 Pro Max derreteu cabo genérico USB-C genérico. Imagem: Reddit

“Eu sabia que o iPhone 15 Pro Max esquentava, mas depois de um mês de uso, o meu esquentou tanto durante o carregamento durante a noite que literalmente deixou uma queimadura no meu dedo.

Quando tirei o carregador, ele derreteu parte do plástico, deixou marcas de queimadura no corpo e prendeu a parte metálica da porta USB-C no telefone.

Como posso remover isso? Além disso, isso é um problema do telefone, do cabo de carregamento ou do plugue? Ativei o carregamento otimizado.

Não tenho AppleCare. Isso é algo que a Apple vai consertar?”, disse NoisilyMarvellous na publicação.

Em resposta a um comentário, ele informou que conseguiu remover o plug com uma pinça, porém disse também que a entrada está escurecida e não carrega o aparelho mais. Assim, resta o carregamento sem fio até que o aparelho seja consertado.

Além disso, como podemos ver, o usuário não citou qual cabo ele utilizou para recarregar a bateria do dispositivo. Porém, ele foi questionado nos comentários sobre qual cabo ele utilizou para o carregamento, onde respondeu em um deles que utilizou um cabo USB-C genérico. Após isso, apareceu uma enxurrada de usuários dizendo que esse é o motivo de seu acidente.

Cuidado ao utilizar cabos de carregamento que não sejam originais

Utilizar cabos genéricos pode ser um problema porque eles podem não respeitar o limite de energia que suportam. Como explicado em outro comentário da publicação de NoisilyMarvellous sobre seu problema, muitos cabos de marcas desconhecidas podem não limitar a transferência de energia quando atingem seu limite.

O iPhone 15 Pro Max suporta carregador de até 30W, que é vendido pela empresa, porém a maioria dos cabos genéricos não suportam essa capacidade, ficando geralmente entre 10W e 15W. Caso o cabo não limite a transferência extra de energia, ele certamente irá superaquecer, podendo derreter, como no relato dessa notícia, ou até mesmo causar um incêndio.

Por isso, é indicado utilizar os cabos originais da fabricante ou caso não seja possível, no máximo de empresas de renome e com boa reputação. No caso de utilizar um cabo fabricado por uma empresa conhecida e bem avaliada, mas que não seja a fabricante do celular, verifique a capacidade máxima que ele suporta e compare com o carregador. Isso porque não é aconselhável utilizá-lo caso sua capacidade seja menor que a do carregador.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice ↓