Pular para o conteúdo

Xiaomi abandonará Android? Marca registra “MiOS”, nome de suposto sistema operacional próprio

Compartilhe esta notícia:

A Xiaomi, grande fabricante chinesa de produtos eletrônicos, com destaque para smartphones, registrou o nome “MiOS na China, seu país de origem.

Logo Xiaomi
Imagem: Xiaomi

Esse registro deu mais força para rumores de que a empresa esteja desenvolvendo seu próprio sistema operacional (SO) para ser usado no lugar do Android, com a customização MIUI. Desde a fundação da Xiaomi, em 2010, muito se falou de que a companhia teria seu SO.

Em 2013 essa possibilidade ganhou força, principalmente durante o desenvolvimento do smartphone Xiaomi Mi 4. Muitas fontes de vazamento da época acreditavam que esse modelo seria lançado com um SO próprio da empresa, baseado em Linux ou até mesmo no descontinuado Firefox OS.

De volta ao presente, Kartikey Singh, com nome de usuário de That_Kartikey, publicou hoje na rede social X o registro do domínio mios.cn pela Xiaomi, com destinação da China.

Como foi revelado por Kartikey Singh, o banco de dados ICP/IP chinês mostra que em novembro do ano passado a Xiaomi comprou o esse domínio. Isso pode não parecer muita coisa à primeira vista, mas Singh diz que como esse domínio não foi comprado próximo do início dos rumores sobre o desenvolvimento de um SO da Xiaomi, em meados de 2013, pode significar que esse desenvolvimento esteja concluído ou próximo disso.

Mesmo que um sistema próprio da grande fabricante de eletrônicos chinesa de tempos em tempos volte à cena, em 2024 ela pretende lançar seu primeiro carro elétrico com um SO próprio. Com isso, há chances de o MiOS ser seu sistema veicular.

A Xiaomi ainda não se pronunciou sobre nenhuma alegação decorrente da compra desse domínio e relacionados.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *