Pular para o conteúdo

Telescópio James Webb tira fotos espetaculares de Júpiter

Compartilhe:

Ontem, dia 22 de agosto de 2022 a NASA divulgou imagens espetaculares de Júpiter feitas pelo telescópio James Webb.

As observações de Júpiter foram lideradas pela astrônoma planetária Imke de Pater, que é professora emérita da Universidade da Califórnia ao lado de Thierry Fouchet, que é professor do Observatório de Paris.

É realmente notável que possamos ver detalhes em Júpiter junto com seus anéis, pequenos satélites e até galáxias em uma imagem”, disse de Pater

Detalhes de Júpiter pelo telescópio James Webb

As duas imagens divulgadas vêm da NIRCam, que é uma câmara que possui três filtros infravermelhos capazes de mostrarem muitos detalhes.

As imagens de Júpiter, que é o maior planeta do nosso sistema solar, retratam duas pequenas luas, chamadas de Amalthea e Adastea e detalhes de “A Grande Mancha Vermelha” (em branco na imagem), a famosa tempestade constante em Júpiter que poderia engolir toda a Terra e possíveis galáxias na parte inferior, representadas por luzes difusas.

Os dados trazidos por James Webb são brutos, e por isso são traduzidos em imagens. Informações sobre intensidade de brilho de luz chegam ao Instituto de Ciências do Telescópio Espacial (STScI) e após calibragem são divulgadas ao meio científico. Essas informações calibradas são utilizadas por cientistas que as transformam em imagens


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *