Pular para o conteúdo

Maior atualização do Windows 11 começa hoje. Tem Copilot, Paint com IA e mais

Compartilhe esta notícia:

Começa hoje a considerada maior atualização do Windows 11 até o momento. Nela a Microsoft disponibiliza o novo Windows Copilot, o Paint com inteligência artificial (IA), recurso para catura de imagens, personalização de iluminação RGB, Explorador de Arquivos implementado e mais.

A maior novidade dessa atualização é o Copilot, que aparece por meio de uma barra lateral e adiciona os recursos do Bing Chat na área de trabalho do Windows 11. Com isso o usuário pode usá-lo para configurar o computador, abrir aplicativos e usá-lo para perguntas. O Copilot é um assistente virtual com recursos de IA e tomou o lugar da Cortana, encerrada no Windows em agosto.

A IA auxiliará os usuários por meio do Paint, Snipping Tool (Ferramenta de Captura) e do app Fotos. Com essa atualização, o Paint recebe recursos avançados de edição de imagem, que lembram até o Photoshop. Entre eles estão as transparências e as camadas.

Transparência e camadas no Paint
Paint recebe transparência e camadas. Imagem: Microsoft

A Microsoft também prepara um novo gerador de imagens por IA para adicionar ao Paint, com nome de Paint Cocreator (Co-criador) que será disponibilizado nas próximas semanas. “O Cocreator libera sua criatividade simplesmente inserindo um prompt de texto, selecionando um estilo e gerando uma imagem única.” , “Você pode então usar a variedade de outras ferramentas do Paint para refinar ainda mais sua criação, seja adicionando camadas ou desenhando por cima.” informa Yusuf Mehdi, chefe de marketing de consumo da Microsoft, em uma postagem no blog do Windows.

Ainda não é certo se o Cocreator será gratuito, isso porque a Microsoft adicionou o uso de créditos durante seus testes. No total são disponibilizados 50 créditos, onde cada criação utiliza 1 crédito.

A ferramenta Captura de Imagens agora possibilita copiar texto de uma imagem com o recorte e usá-lo em softwares e apps. Além disso, foi adicionada uma opção para escrever e ocultar automaticamente e-mails e númers de telefone em imagens.

Ferramenta de Captura com seleção de texto
Imagem: Microsoft

O aplicativo Fotos recebeu uma nova opção para desfoque de fundo nessa atualização. Agora o app encontra o fundo automaticamente, possibilitando desfocá-lo com intensidades e áreas personalizadas.

Além das atualizações com foco direto na interação com a IA, o sistema irá receber controle da luz RGB de dispositivos; Explorador de Arquivos com um visual mais moderno, onde a interface inicial mostra miniaturas em forma de carrossel apresenta arquivos recentes e favoritos; um novo mixer de volume e suporte nativo para extensões .RAR e 7-zip.

Como dito, a disponibilidade dessa atualização começa hoje (27/09), mas pode levar mais de um mês para que todos os usuários a recebam. Para multiplicar as chances de receber com antemão essa atualização, acesse em seu computador com Windows 11: Configurações > Windows Update e ative “Obter as atualizações mais recentes assim que estiverem disponíveis”.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *