Pular para o conteúdo

Celulares Samsung tiram fotos falsas da Lua?

Compartilhe esta notícia:

A partir do Galaxy S20, a Samsung implementou a função “Space Zoom” a seus topo de linha, que é muito usada para tirar lindas fotos da Lua. Desde seu lançamento, esse recurso recebe algumas críticas e perguntas, pois os detalhes e da Lua são muito melhorados quando registrados dessa forma.

fotos falsas da Lua pela Samsung
Imagens usadas no teste pelo usuário @ibreakphotos do Instagram no fórum Reddit

Para aumentar os argumentos de que a Samsung utiliza de manipulação no registro da Lua, o usuário do Instagram @ibreakphotos fez um simples e eficaz teste para demonstrar a possível manipulação excessiva nas imagens. No teste, ele utilizou uma uma foto da Lua com de baixa resolução e muito desfocada. Essa foto foi exibida em um monitor comum e em seguida foi fotografada com um Galaxy S23 Ultra.

A foto de baixa resolução e com muito desfoque da Lua utilizada no teste é a seguinte:

Aqui está o processo de zoom no monitor e momento em que a foto foi tirada com o S23 Ultra:

Resultado:

Na imagem original, como podemos ver, não é possível notar muitos detalhes da Lua, onde ela aparece bem desfocada. Já na foto tirada pelo S23 Ultra da tela do monitor exibindo a Lua, foram adicionados muitos detalhes e texturas avançadas que não existiam na imagem desfocada. Como a imagem original é muito desfocada e sem detalhes, o que dá a entender é que o sistema fotográfico do S23 Ultra conseguiu identificar que a imagem em questão se tratava da Lua, e com isso adicionou texturas pré-armazenadas na imagem, tornando-a falsa.

Como essa não é uma nova polêmica sobre o incrível Space Zoom da Samsung, já existem outras alegações de que o recurso utiliza de manipulação no registro das imagens. Em 2021, foi publicado um artigo no Inverse sobre a possibilidade das fotos super detalhadas da Lua utilizando o Galaxy S21 serem falsas.

Na época, a Samsung respondeu que “nenhuma sobreposição de imagem ou efeitos de textura são aplicados ao tirar uma foto”, mas que inteligência artificial é usada pra detectar a Lua e “então oferece uma função de aprimoramento de detalhes, reduzindo desfoques e ruídos”.

A IA realmente é amplamente utilizada em melhorias de imagens, e isso só tende a crescer, porém é difícil de acreditar que ela seja capaz de melhorar de forma “natural” a imagem usada no teste acima a tal ponto de apresentar o resultado tão perfeito. É mais cabível de que essa IA utilizada no sistema fotográfico da Samsung seja capaz de identificar a Lua, e ao invés de usar de ajustes de lentes e iluminação, apenas sobrepor o objeto real captado pela câmera por texturas pré-existentes com ajuda computacional.

Com base nas respostas do fórum em que o teste foi divulgado, percebi que muitos usuários desejam que a Samsung esclareça de forma aberta se seu incrível zoom é ótico ou feito com poder computacional e IA.

A Samsung tem utilizado esse grande poder de zoom e de imagens detalhadas da Lua em suas propagandas. Abaixo está uma divulgação do Galaxy S23 Ultra, onde a atriz dá um grande zoom na Lua.

Isso parece incrível (e realmente é), porém como tudo é mostrado de forma rasa, muitas pessoas sem conhecimentos técnicos em fotografia passam a ter certeza de que um aparelho “pequeno” como o S23 Ultra é capaz de possuir recursos físicos para tal proeza, sem que IA e sobreposição de texturas pré-armazenadas sejam utilizadas.

YouTube video

É impossível que a empresa tenha alcançado um zoom tão impressionante assim e com essa riqueza de detalhes apenas com ajustes de lentes e sensores? Impossível eu não diria, improvável sim. Caso hajam manifestações da Samsung sobre o assunto, publicarei.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *