Pular para o conteúdo

Como ganhar dinheiro na internet em 2024: 9 melhores formas

Compartilhe esta notícia:

A dúvida de como ganhar dinheiro na internet assombra muitas pessoas que precisam complementar a renda oriunda de um trabalho convencional ou até mesmo que desejam uma nova fonte principal.

Como ganhar dinheiro na internet

Esse é um sonho de muitos brasileiros e não é de se surpreender. Isso porque a maioria das pessoas tem muitos gastos rotineiros, que podem ser para comprar alimentação, vestuário, pagar transporte e entre outros. Mesmo quando alteramos algumas coisas para conseguir economizar, como por exemplo deixar de usar carro ou moto própria pelo transporte público, que sai mais barato, a conta muitas das vezes não fecha mesmo assim.

Muitas pessoas que tem um emprego fixo recebem auxílio para sua condução, que na maior parte dos casos é o vale transporte, usado para cobrir a passagem de ônibus ou metrô para ir e voltar do serviço. Algumas pessoas também podem receber um auxílio combustível, que certas empresas dão para abastecer o veículo próprio.

Em muitos casos quando a condução envolve veículo próprio, será necessário usar parte do salário para que seja possível completar o combustível para deslocamento ao serviço durante o mês. Assim, pode ir uma boa fatia da renda mensal.

Saber como ganhar dinheiro na internet em 2024 é importante porque essas hipóteses de gastos são as básicas, se adicionarmos o dinheiro que é usado com lazer, como ir ao cinema ou a uma festa com amigos, o rombo pode ser bem maior no salário. Para as pessoas que não podem pensar apenas em si mesmas, que são aquelas que tem família para manter e muitas das vezes sendo a única fonte de renda, a preocupação é ainda maior.

Nesses casos, podemos multiplicar os gastos com alimentação, transporte e saúde, que muitas das vezes inclui a de crianças. Elas costumam ser mais sensíveis a alguns fatores como a mudança de clima, por isso podem ficar gripadas mais facilmente, sendo quase sempre necessário dinheiro para que sejam tratadas.

Por esses e outros inúmeros motivos, conhecer as melhores formas de como ganhar dinheiro na internet pode trazer um alívio enorme. Poder dormir tranquilamente, sabendo que as contas fixas como a de água, energia ou internet estão todas pagas e que tem uma reserva para lazer e casos excepcionais, realmente não tem preço.

Navegue pelo conteúdo:

  1. Vender produtos e serviços no Instagram
  2. Ganhar dinheiro com vídeos no YouTube
  3. Fazer lives monetizadas
  4. Vender fotos e desenhos em bancos de imagens
  5. Trabalhar com atendimento online
  6. Vendas pelo Marketplace do Facebook
  7. Vender pelo WhatsApp
  8. Vender infoprodutos
  9. Vender produtos físicos como afiliado

Como ganhar dinheiro na internet em 2024 com pouco ou nenhum investimento

A vantagem de saber como ganhar dinheiro na internet é que em muitos casos não é necessário investir muito capital ou até mesmo trabalhar com os recursos que já possuímos. Mesmo os casos de atividade online que necessitam investimentos financeiros, não costumam chegar nem perto em questão do montante necessário para ter ou manter um negócio com endereço físico.

De toda forma, claro que é necessário investir tempo, pois um trabalho bem feito necessita ao menos disso, que é uma das coisas mais valiosas da nossa vida.

Agora que já abordei sobre as vantagens de ganhar dinheiro online, veja as melhores atividades:

1º – Vender produtos e serviços no Instagram

vender com Instagram

Essa é uma das maneiras mais simples de trabalharmos na internet e que mais funcionam para quem sabe exercer uma função muito bem e que possa ser realizada online. Para isso é indicado que o usuário crie uma nova conta no Instagram com o assunto que ele oferece e inicie as publicações. A preferência é que as publicações iniciais já contenham criações próprias, pois isso irá chamar a atenção de mais pessoas.

No primeiro momento, os usuários pagantes não aparecerão por causa da nova conta não ter seguidores, obviamente. Com o tempo, após ter publicado posts envolventes, pessoas interessadas no trabalho aparecerão. Para dar um gás inicial, podemos pedir para que amigos e parentes sigam sua nova conta, mas eles precisam interagir com suas postagens, não adianta apenas aumentar o número de seguidores.

Em casos onde o usuário já tenha muitos seguidores na conta pessoal e essas pessoas em sua maioria possam se interessar no que for oferecido, também é uma opção. A questão do interesse deve ser atendida com total atenção, isso porque mesmo a conta tenha muitos seguidores, se eles não se interessarem pelo o que é postado, o engajamento tende a cair muito e rapidamente, assim, os posts, storys e demais conteúdos no Instagram irão alcançar uma porcentagem muito baixa em relação ao total de seguidores.

Exemplos de serviços que podem ser ofertados no Instagram:

Desenho e ilustração – Essa é uma boa área para ganhar dinheiro na internet pois muitos usuários dessa rede social se interessam por imagens bonitas e trabalhadas. Com isso é possível vender desenhos, caricaturas e demais ilustrações tanto para pessoas físicas, quanto para empresas que desejam realizar publicidade com esse conteúdo.

Redação e copywriter – Escrever bem é uma ótima forma de conseguir uma renda extra, ou até mesmo fazer com essa seja a fonte principal de renda.

Os redatores tem papel de criar textos informativos e com bom embasamento. Muitos deles são especializados em alguma área ou possuem boa experiência em algum assunto. Isso acontece porque muitos textos informativos precisam ter dados técnicos e confiáveis. Para divulgar a habilidade de escrita e domínio sobre assuntos no Instagram, o usuário pode publicar imagens chamativas com legendas detalhadas e com conteúdo rico.

Os copywiriters tem papel de escrever textos geralmente curtos e que chamam a atenção do leitor, o levando a saber mais sobre produtos e serviços, e até mesmo fechar vendas rapidamente. Para ser um desses profissionais, é necessário ter boa escrita e também conhecer técnicas de persuasão eficientes.

Em ambos os casos, agências de notícias e também lojas podem diretamente procurar os profissionais dessas áreas, o que não impossibilita que os próprios profissionais ofereçam seus serviços para empresas. Para essa última opção, o ideal é que a conta na rede social já tenha um bom número de publicações para servir de exemplo.

Assuntos fitness – O Instagram funciona de forma visual e impactante, por isso pessoas ligadas ao mundo fitness costumam obter muito sucesso na plataforma. Caso você seja um profissional da área, pode oferecer formas de ganhar massa, perder peso, treinos personalizados e muito mais. Em todos os casos, podem ser ofertados minicursos ou também assessoria online.

Estilo de vida – Essa é uma das áreas que mais possuem influenciadores em redes sociais. Isso acontece porque muitos usuários gostam de observar quem possui os mesmos gostos ou até mesmo se espelham em quem consideram uma autoridade em algum assunto. Nesse ramo estão agrupados assuntos como viagens, vestuário, pets, danças, festas, veículos e mais.

Vender produtos físicos – Existe a boa possibilidade de vender produtos físicos no Instagram e fazer uma boa renda. Nesse caso, é necessário ter algum capital para investir na compra dos produtos que você desejar vender, pois as pessoas que mais compram produtos por páginas do Instagram fazem isso pela agilidade na entrega. O ideal é que você crie um perfil empresarial para ter uma imagem profissional e foque seu conteúdo apenas no tema relacionado aos produtos que irá vender, como roupas, eletrônicos e etc.

2º – Ganhar dinheiro com vídeos no YouTube

dinheiro com vídeos do YouTube

O YouTube é entra na lista de como ganhar dinheiro na internet porque é monetizado via anúncios que são adicionados durante os vídeos da plataforma. Esses anúncios são gerenciados pelo Google Adsense, o que torna possível aos criadores de conteúdo ganharem parte da monetização dos anúncios exibidos em seus vídeos. Para isso, é necessário que você tenha uma conta no Google Adsense, 4.000 horas de vídeos exibidos durante os 12 meses passados, ter 1.000 inscritos, ser maior de idade e criar conteúdos originais.

Essas exigências podem parecer muito difíceis na visão de algumas pessoas e quase inalcançáveis. O certo é que ninguém será referência em algum assunto do dia para a noite, porém não é tão demorado conquistar espaço criando conteúdos que ajudem ou divirtam os espectadores. O algoritmo do YouTube tem um sistema parecido com o do Instagram, que indica vídeos para as pessoas que já assistem conteúdos por nicho.

Com isso, ao ir publicando os vídeos, mais e mais pessoas tendem a se inscreverem e acompanharem as contas que as agradam. Para isso é necessário conteúdo de qualidade, onde em muitos casos nem é necessário que apareça o rosto do usuário e também que os novos envios na plataforma sejam constantes. As pessoas costumam acompanhar canais que publicam vídeos pelo menos uma vez por semana no YouTube.

Dicas de serviços para ganhar dinheiro na internet usando vídeos no YouTube:

Finanças – Esse é um dos assuntos que mais pagam bem os criadores de conteúdo do YouTube. Isso porque os anúncios do Google Adsense tem valores diferentes para cada nicho, pagando melhor para aqueles que tem maior retorno aos anunciantes. Os ramos financeiros estão sempre no topo nesse assunto, isso porque a chance das pessoas acessarem os anúncios que tratam de finanças é maior do que a maioria dos outros assuntos.

Para quem é especialista de finanças, como em investimentos, essa pode ser uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro na internet.

Assuntos fitness – Os vídeos com assuntos fitness são muito acessados, isso porque eles servem para aumentar a disposição de pessoas que treinam em casa, para passar dicas de alimentação, dicas de treinos e muito mais coisas relacionados ao meio. Quem entende muito do assunto e gosta de conversar sobre isso, gravar vídeos com dicas ou evoluções fitness é uma excelente forma de ganhar dinheiro na internet.

Games – Muitas pessoas são aficionadas por games e os rodam apenas por lazer, seria muito melhor obter renda com eles, não é mesmo? Esse ramo é diariamente acompanhado por milhões de pessoas pelo mundo, por isso é uma ótima forma de você conseguir sucesso financeiro. Podem ser criados vídeos com gameplays de jogos em alta, dicas de novos games, vídeos por categoria, como ação, corrida, terror, battle royale e etc.

O interessante dessa área é que o público não costuma exigir que o youtuber seja “profissional” nos títulos. A maioria deseja se divertir com os desafios enfrentados nos vídeos e também aprenderem os passos para passar de fases.

Curiosidades – Muitas pessoas adoram saber o que acontece pelo mundo e também descobrir curiosidades. Para quem gosta de se aprofundar em assuntos pouco conhecidos, é possível abordá-los em vídeo após pesquisa. É importante que os assuntos sejam estudados com seriedade para que as informações repassadas aos espectadores sejam corretas. Isso é pertinente pois muitas pessoas gostam de acompanhar curiosidades, e muitas das vezes tem seu youtuber favorito como principal fonte de informação.

Cultura Geek – O público que acompanha o mundo Geek é muito grande e costuma consumir bastante conteúdo sobre isso. Para quem gosta de HQs, animes, tecnologias inovadoras, filmes, séries e demais assuntos desse meio, gravar vídeos sobre eles pode atrair uma boa base de inscritos. O ideal é que você goste muito desses assuntos, pois os espectadores gostam e na maioria das vezes, entendem bastante deles.

3º – Fazer lives monetizadas

ganhar dinheiro com lives

Você tem uma ótima desenvoltura em frente as câmeras? Então se tornar um live streamer é uma ótima opção de ganhar dinheiro na internet para você. Basicamente aqui são feitas transmissões ao vivo com interação direta com os espectadores. É necessário mais cautela do que em vídeos gravados, pois o que você falar, tá falado, não tem edição como nos vídeos enviados após a gravação. Mesmo com os cuidados necessários, é uma ótima forma de atrair pessoas interessadas nos assuntos que você trata, justamente por ser um meio “sem filtro” e com interação ao vivo, grande parte dos espectadores prefere essa forma de conteúdo.

Algumas das principais plataformas para fazer lives são o Twitch, TikTok, Instagram, YouTube e Facebook. Existem muitas formas de monetizar lives, mas as principais são por doações em dinheiro ou presentes que são convertidos em dinheiro. Elas são feitas pelos espectadores que apreciarem seu trabalho e enquanto acompanharem suas transmissões.

Dicas de assuntos para ganhar dinheiro na internet com lives:

Games – Os games são um dos assuntos que popularizaram as transmissões ao vivo. Aqui os usuários acompanham os streamers em gameplays e conversam sobre assuntos relacionados.

Música – Ganhar visibilidade na música é difícil porque essa indústria conta com grandes produtoras e artistas de renome, competir com eles pode não ser fácil. As lives, porém, é uma das melhores formas de ganhar visibilidade, inscritos e grana. Essa forma de expor o talento pode ser usada para bons instrumentistas ou mesmo cantores.

4º – Vender fotos e desenhos em bancos de imagens

Vender fotos em banco de imagens

Os bancos de imagens são uma ótima forma de ganhar dinheiro, mas é necessário que esses conteúdos sejam originais, ou seja, de sua autoria. Nesses bancos de imagens podem ser inseridos desenhos feitos por você, caricaturas e fotografias para que que possam ser usados em publicidade, clipes e demais formas comerciais. Esses bancos de imagens são acessados por pessoas e empresas do mundo todo, que ao desejarem utilizar as suas criações, irão pagar por isso.

Alguns dos bancos de imagens mais populares para se cadastrar para ganhar dinheiro na internet rapidamente são: Shutterstock, Adobe Stock e iStock. Em todas elas o cadastro é simples e logo você poderá vender suas imagens.

5º – Trabalhar com atendimento online

trabalhar com atendimento online

Esse é um serviço que é facilmente encontrado para ser feito em home office. Você pode procurar ele em grupos de emprego e sites como Indeed, Catho e Linkedin. As funções se concentram em atendimento ao cliente no pós vendas, que é sobre dúvidas e suporte sobre os serviços da empresa que irá te contratar e também em esclarecimentos de pessoas que desejam saber mais sobre os serviços prestados. Os atendimentos prestados podem ser via chat ou também por voz, que necessita de um computador na maioria dos casos e headphones.

Mesmo sendo um emprego formal na maior parte dos casos, essa é uma boa opção para quem quer trabalhar diretamente de casa ou ter outra fonte de renda.

6º – Vendas pelo Marketplace do Facebook

Vender no Facebook Marketplace

O Marketplace do Facebook é como se fosse um mercadão online. Lá é possível encontrar praticamente todos os produtos que encontramos em lojas físicas, desde novos a usados. Essa é uma das melhores formas de como ganhar dinheiro na internet porque aqui vamos direto ao ponto ao ofertar os produtos.

Tenha em mente que é necessário adicionar o máximo de características possíveis do que você for vender, além de que receberá muitas mensagens de interessados, os quais você obrigatoriamente terá que responder. Raramente alguém compra um produto pelo Marketplace sem antes tirar algumas dúvidas.

Não é necessário fazer um grande estoque dos produtos que você deseja vender. Comece com pouco, até para testar se as formas com que você os oferta gera uma alta rotatividade. Você pode aumentar seu estoque conforme os pedidos forem aumentando.

7º – Vender pelo WhatsApp

dinheiro com Whatsapp_Business

Já faz algum tempo que o WhatsApp não é apenas um mensageiro online. Muitas possibilidades foram adicionadas na plataforma com o tempo e uma delas que mais evoluiu foi a de vendas. Se você quer ganhar dinheiro na internet e gosta de vender produtos, saiba que a plataforma tem uma versão direcionada a isso. Ela se chama WhatsApp Business e tem muitas ferramentas para quem deseja catalogar seus produtos. É possível criar uma verdadeira loja virtual, com produtos separados individualmente, preços, pedidos e envio de promoções a clientes que você tenha salvo nos contatos.

O legal dessa forma de vender é que como você pode adicionar os clientes na agenda, é possível enviar ofertas que possam agradá-los. Caso decida enviar ofertas para clientes fiéis, faça isso com calma e sem um prazo muito curto, se não ao invés de despertar interesse, poderá aborrecê-los.

8º – Vender infoprodutos

dinheiro com infoprodutos

Info-produtos consistem em cursos online, e-books e outros produtos disponibilizados de forma virtual. Se você tem muito conhecimento em uma área, pode até criar seu próprio curso ou escrever um e-book, que é um livro virtual, para vender. Caso você goste muito de algum assunto, mas não tem conhecimento o suficiente para criar um curso ou escrever um livro, pode vender os de alguém que tenha esse conhecimento como afiliado.

As principais plataformas para vender infoprodutos como afiliado e ganhar dinheiro na internet são: Hotmart, Monetizze e Eduzz. Essas plataformas tem milhares de temas e produtos que você pode vender como afiliado para ganhar comissões e a afiliação é gratuita. Entre os temas estão culinária, fitness, estética, finanças, desenvolvimento pessoal e etc. As comissões pela venda de infoprodutos como afiliados são ótimas, chegando até mais de 60% do valor integral do infoproduto, por isso esse tipo de venda é muito procurada por quem deseja uma renda extra ou até viver apensas disso.

Uma das formas mais utilizadas para captar clientes de infoprodutos é por meio das redes sociais, como Instagram e YouTube. As estratégias para atrair a atenção de seus seguidores se baseiam nas que foram ditas acima nos tópicos que envolvem redes sociais, que tem como principal ação, postar conteúdos interessantes relacionados ao tema que você escolher e com certa frequência.

9º – Vender produtos físicos como afiliado

Trabalhar como afiliado de produtos físicos

Você gostaria trabalhar com vendas de produtos físicos, como celulares, TVs, tênis e demais produtos que são possíveis vender online para que sejam entregues na casa do cliente, mas não tem capital suficiente ou não quer arriscar de deixar estoque parado? Trabalhar como vendedor de produtos afiliados pode ser uma boa solução para ganhar dinheiro na internet em 2024. É possível indicar produtos anunciados por outros usuários em grandes lojas como Amazon e Magazine Luiza diretamente de seus programas de afiliados, por exemplo.

Existem plataformas como a Awin e Social Soul também que reúnem milhares de lojas conhecidas, como Casas Bahia e Americanas, onde podermos ter acesso ao nos cadastrarmos. Algumas lojas parceiras que estão nas duas plataformas citadas necessitam de aprovação para que você possa indicar seus produtos e ganhar comissão.

A aprovação depende mais de qual meio você irá divulgar os produtos delas, como o WhatsApp, Instagram, YouTube, blog ou e-commerce. Isso porque algumas não aceitam certos meios de divulgação ou exigem algum número mínimo de seguidores nas redes sociais para aprovação.

As comissões na venda de produtos físicos como afiliado varia bastante. Quando se cadastrar, é possível verificar nos termos da plataforma qual é a comissão ofertada, que pode variar por categoria de produto, como vestuário, eletrônicos. Essas comissões costumam partir de 2% e chegar até 20%, que é uma ótima opção porque não necessita comprar os produtos e nem pagar para se afiliar às plataformas.

Existem mais formas de ganhar dinheiro na internet em 2024?

Sem dúvidas. A internet é um mar de oportunidades para quem deseja aumentar sua renda mensal ou até mesmo descobrir uma nova fonte de fazer dinheiro para chamar de única. Adicionei as principais e mais acessíveis formas de como ganhar dinheiro na internet em 2024, para que mesmo os iniciantes no assunto possam clarear seus horizontes e alcançar a independência financeira.

Além disso, trabalhar na internet proporciona mais liberdade, pois você poderá realizar suas tarefas profissionais da própria casa ou de qualquer lugar que tiver internet e as ferramentas necessárias, como um computador.

Se você gostou das ideias aqui apresentadas, mas quer mais dicas de como ganhar dinheiro na internet, em breve adicionar mais formas muito pertinentes para isso.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice ↓