Pular para o conteúdo

BMW divulga conceito de carro que muda de cor na CES 2023. Assista

Compartilhe:

A BMW apresentou uma versão melhorada da E Ink na CES 2023. Essa tecnologia possibilita a utilização de variadas cores ao invés de monocromáticas. Segundo a fabricante, a utilização do E Ink em carros está mais próxima do que imaginamos.

BMW que muda de cor

O veículo utilizado para mostrar o funcionamento da E Ink foi um i Vision Dee, que é um conceito de sedã esportivo elétrico. Além da E Ink, esse sedã tem diversas novas tecnologias, como assistentes virtuais auxiliados por IA e pára-brisa que funciona também como tela.

As mudanças de cor são feitas pelo usuário e são disponibilizadas 32 cores atualmente. Além disso, o i Vision Dee foi fabricado com 240 telas de E Ink, tornando possível escolher a cor de cada uma, fazendo um verdadeiro show de cores.

BMW E Ink
Fonte: BMW

“Isso permite que uma variedade quase infinita de padrões seja gerada e variada em segundos”, informou a BMW.

Essa apresentação aconteceu na quarta-feira, dia 4 de janeiro, com presença até do astro dos cinemas e mundo bodybuilder, Arnold Shwarzenegger. Além da presença no palco de Shwarzenegger, foi apresentado um curta com o astro onde foram demonstrados recursos avançados do i Vision Dee, confira abaixo:

YouTube video

Essa tecnologia que pode mudar as cores das superfícies dos carros é desenvolvida pela E Ink Corporation, que tem sede nos Estados Unidos. Ela é feita via um revestimento de filme na superfície com microcápsulas de pigmentos que tem suas cores alteradas por meio de eletricidade.

Essa tecnologia já é aplicada em alguns setores, porém a BMW afirma que é a montadora exclusiva na área automotiva. O tipo de E Ink utilizado pela BMW é o mais recente, com nome de Prism 3, sendo totalmente configurável e com baixo consumo de energia. Outra vantagem do Prism 3 é que ele pode ser feito em todos os formatos, tornando as possibilidades de construção praticamente infinitas.

BMW E Ink cores
Fonte: BMW

“A tecnologia de exibição da E Ink é de energia ultrabaixa porque é biestável” – “Juntamente com a eficiência energética líder do setor de papel digital, a E Ink está permitindo que seus parceiros revolucionem as indústrias por meio de tecnologias sustentáveis ​​e foi integrada em tudo, desde eReaders a telefones celulares, dispositivos médicos vestíveis, etiquetas logísticas e sinalização digital.” disse a E Ink Corporation.

Além da lataria do conceito, os painés foram usados também nas rodas e até na grade, o que possibilitou avançada personalização no veículo. Os engenheiros envolvidos no projeto querem que os carros que mudam de cor estejam disponíveis no mercado o mais breve possível.

BMW E Ink traseira
Fonte: BMW

O maior desafio atual é tornar os painéis com E Ink mais resistentes a acontecimentos rotineiros, como batidas de insetos. A BMW não informou em qual estágio está o aumento da resistência desses painéis, apenas informou que está mais próximo da versão final do que imaginamos.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *