Pular para o conteúdo

Hyundai revela protótipo de Ioniq 5 que move lateralmente

Compartilhe:

As cidades grandes e cheias de carros dificultaram muito a tarefa de estacionar. Muitas pessoas se sentem inseguras em estacionarem em vagas pequenas que sobram nas ruas, isso porque as vezes o tamanho é quase o limite de seus carros.

Hyundai Ioniq 5 que move lateralmente
Tecnologia e-Corner que está sendo desenvolvida pela Hyundai Mobis em funcionamento.

Pensando nisso, a Hyundai Mobis trabalha em um projeto do Ioniq 5 com tecnologia e-Corner que pode se mover lateralmente. A primeira vez que a marca tocou no assunto foi em 2018 e de lá pra cá, a tecnologia dela evoluiu bastante. O e-Corner é um dispositivo que reúne suspensão, direção, condução e freios e tem tamanho tão reduzido que cabe no cubo de roda de carros.

O acionamento do dispositivo é feito por um motor que fica nas rodas, o que possibilita que elas sejam giradas até 90º. Com isso as possibilidades e facilidade na hora de estacionar se multiplicam.

A Hyundai Mobis é responsável pelo desenvolvimento de peças e acessórios para a Hyundai e já apresentou o funcionamento do e-Corner instalado em um Hyundai Ioniq 5 em vídeo. Na apresentação são mostradas quatro novas formas de movimento do veículo, que são Crab Driving (Direção de Caranguejo), Zero Turn (Giro Zero), Diagonal Driving (Direção Diagonal) e Pivot Turn (Giro de Pivô) que você pode conferir abaixo.

YouTube video

Conforme a apresentação do vídeo publicado pela Hyundai Mobis, observamos que Crab Driving (Direção de Caranguejo) poderá facilitar muito estacionar em vagas apertadas e que muitas vezes necessitam da famosa baliza nos veículos convencionais, como em ruas movimentadas e estabelecimentos.

Já a Zero Turn (Giro Zero) e Pivot Turn (Giro de Pivô) fazem com que o veículo gire com tração da frontal e traseira respectivamente. Essas manobras podem facilitar em muitos aspectos, como por exemplo em conversões.

Já com a Diagonal Driving (Direção Diagonal), é possível como o nome diz, mover o veículo na diagonal, que pode facilitar em manobras que necessitam de muita perícia.

Tanto a Hyundai Mobis quanto a Hyundai não informaram quando a tecnologia e-Corner será colocada em veículos à venda, porém certamente está nos próximos planos da marca.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *