Pular para o conteúdo

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo ao passar Corolla no primeiro semestre de 2023

Compartilhe esta notícia:

O Tesla Model Y é o carro mais vendido do primeiro semestre de 2023 em momento histórico para o meio automotivo. Essa é a primeira vez que um carro 100% elétrico está no topo das vendas globais e não é de surpreender que o modelo seja um Tesla, pois a fabricante é que mais vende carros elétricos no mundo.

Em agosto de 2022, o CEO da Tesla, Elon Musk, previu durante a reunião anual de acionistas que o Model Y seria o carro zero mais vendido do mundo esse ano. Mesmo que a fabricante esteja em crescimento constante, na época essa parecia uma previsão muito otimista, principalmente por conta do preço elevado do SUV médio naquele momento.

O Model Y foi bem vendido ano passado e ficou em terceiro lugar, atrás apenas do Toyota RAV4 e Toyota Corolla. Esse ano, após os recentes descontos aplicados pela Tesla em seus modelos, o Model Y conseguiu o primeiro lugar entre os mais vendidos do primeiro trimestre.

Com dados de 152 mercados espalhados pelo mundo em 2022, a Tesla vendeu 747 mil unidades do Model Y, um incrível aumento de 91% em relação a 2021. De início, o modelo da Tesla estava bem atrás do sedã Corolla e do SUV RAV4, ambos da Toyota. A diferença era de 244 mil unidades em comparação do Corolla e de 268 mil quanto ao RAV4. Essa diferença foi diminuída rapidamente assim que a Tesla começou a abaixar os preços de seus carros.

Já com os dados sobre as vendas de carros novos desse ano, podemos ver que o Model Y está na liderança trimestral com 267.200 unidades vendidas. Essa quantidade é 69% maior do que as vendidas no mesmo período de 2022. O principal mercado do Model Y é a China, seguida dos Estados Unidos e depois a Europa, onde ele se tornou o carro mais vendido.

Batalha entre Toyota e Tesla para manter carros mais vendidos

Com todas as variações do Corolla, que são o sedã, perua, SUV e hatch, há anos ele é um dos carros mais bem vendidos do mundo. Porém esses veículos estão em queda de vendas com 256.400 unidades em baixa. Na China a queda é de 29%, já nos Estados Unidos é de 10%.

O Toyota Corolla e o Tesla Model Y tem idades relativamente próximas, onde o primeiro teve sua geração atual apresentada em março de 2018, já o segundo foi apresentado em março de 2019. Por isso, a intensa batalha entre o topo do mercado deve se intensificar ainda mais, pois ambos já são muito aceitos no mercado.

A Tesla tem características muito apreciadas nos dias de hoje com o Model Y. Esse veículo é um SUV, que é uma carroceria com constante crescimento entre os usuários, e ainda é 100% elétrico, que é a tendência do mercado.

Por outro lado, a Toyota tem produtos globais e aceitos em praticamente todos os países, até nos menos desenvolvidos e que ainda não possuem infraestrutura para atender os veículos elétricos. Por conta disso, a Toyota tem 4 veículos entre os 5 mais vendidos nesse primeiro trimestre, que são o Corolla, Hilux, RAV4 e Camry. O RAV 4 e o Camry são mais difundidos em mercados desenvolvidos, já o Corolla e Hilux são mais populares em mercados emergentes.

Com informações do Motor1, os carros cinco mais vendidos no primeiro trimestre desse ano são os seguintes:

  1. Tesla Model Y: 267.200 unidades
  2. Toyota Corolla: 256.400 unidades
  3. Toyota Hilux: 214.700 unidades
  4. Toyota RAV4: 211.000 unidades
  5. Toyota Camry: 166.200 unidades
Tesla Model Y é o carro mais vendido do primeiro trimestre de 2023
Model Y. Imagem: Tesla
Toyota Corolla 2023
Corolla. Imagem: Toyota
Hilux Conquest 2023
Hilux. Imagem: Toyota
Toyota RAV4 2023
RAV4. Imagem: Toyota
Toyota Camry 2023
Camry. Imagem: Toyota

Falando nisso, a boa presença da Toyota em mercados emergentes é um forte fator para o sucesso da marca. Esses mercados representam 1/5 das vendas globais de veículos. A Tesla praticamente não tem presença nesses mercados, porém com os crescentes investimentos globais para suporte de carros elétricos, em breve ela poderá ser popular também nesses locais.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *