Pular para o conteúdo

James Webb comemora 1º ano com imagem impressionante. Confira detalhes

Compartilhe esta notícia:

Como comemoração pelo 1º aniversário de atuação do Telescópio Espacial James Webb (JWST) na quarta-feira (12 de julho), a NASA publicou uma imagem incrível registrada por ele onde é mostrado o nascimento de estrelas.

Essa imagem inédita mostra o complexo de nuvens Rho Ophiuchi, que é a região de formação estelar mais próxima da Terra. Ela é considerada um berçário estelar pequeno e pacífico, porém o James Webb foi capaz de focar em uma região turbulenta que fica a 390 anos-luz da Terra.

“A imagem do JWST de Rho Ophiuchi nos permite testemunhar um período muito breve no ciclo de vida estelar com nova clareza” , “Nosso próprio Sol experimentou uma fase como esta há muito tempo, e agora temos a tecnologia para ver o começo da história de outra estrela.”, disse Klaus Pontoppidan, que é cientista do projeto JWST no Instituto de Ciências de Telescópio Espacial, em Baltimore, Maryland, Estados Unidos, em comunicado.

complexo de nuvens Rho Ophiuchi por James Webb
Berçário estelar Rho Ophiuchi é registrado com grandes detalhes pelo Telescópio Espacial James Webb. A imagem foi divulgada no dia 12 de julho de 2023 em comemoração de 1 ano da atuação do JWST. Imagem: NASA

Nessa bela imagem é possível observar jatos de aproximadamente 50 estrelas jovens colidindo com o gás interestelar circundante, o que faz o hidrogênio molecular brilhar em vermelho intenso. Esse fenômeno acontece quando estrelas jovens estão saindo de seus casulos, compostos pelo restante de gás e poeira que as formaram.

A maioria das estrelas dessa imagem são menores ou do tamanho do Sol, porém uma delas é muito maior e está localizada na metade de baixo da imagem.

“Em apenas um ano, o Telescópio Espacial James Webb transformou a visão da humanidade sobre o cosmos, observando as nuvens de poeira e vendo a luz de cantos distantes do universo pela primeira vez” , “Cada nova imagem é uma nova descoberta, capacitando cientistas de todo o mundo a fazer e responder a perguntas com as quais nunca poderiam sonhar.”, escreveu Bill Nelson, administrador da NASA.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *