Pular para o conteúdo

Nebulosa da Galinha Corredora tem imagem incrível registrada pelo ESO

Compartilhe esta notícia:

A Nebulosa da Galinha Corredora, batizada assim pelo formato que lembra a ave correndo, teve uma bela imagem registrada pelo telescópio VLT, situado no ESO (European Southern Observatory ou Observatório Europeu do Sul, em português), que é de responsabilidade do Instituo Nacional de Astrofísica da Itália e está localizado no deserto do Atacama, Chile.

Nebulosa da Galinha Corredora
A Nebulosa da Galinha Corredora é um importante berçário de estrelas e está localizado a aproximadamente 6,5 anos luz da Terra.

A imagem divulgada com cores vibrantes e muitos detalhes tem, segundo o ESO, 1,5 bilhão de pixels e mostra a nebulosa que está a cerca de 6,5 mil anos-luz de distância da Terra. A Nebulosa da Galinha Corredora é, segundo a NASA, uma enorme nuvem composta por poeira e gás.

Além disso, ela é um importante berçário de estrelas. A grande quantidade de estrelas em seu interior liberam muita radiação, responsável por deixar o hidrogênio com tom rosado ao ser registrado pela câmera.

A bela imagem da nebulosa é composta por centenas de registros que foram juntados, sendo registrados com filtros que deixam a luz de diferentes cores passar. Esse registro tem aproximadamente 270 anos-luz de largura e mostra todas as várias regiões que compõem a Nebulosa da Galinha Corredora.

A região situada mais à esquerda, onde seria o traseiro da galinha, é chamada de IC 2948, sendo a mais brilhante da imagem. No centro está a região denominada IC 2944, onde o brilho mais forte nessa região é da Lambda Centauri, estrela visível a olho nu, mas que está bem mais próximo da Terra que a nebulosa.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *