Pular para o conteúdo

Maior do mundo: Câmera digital de 3,2 Gigapixels vai mapear céu por 10 anos

Compartilhe:

Engenheiros do Centro de Aceleração Linear de Stanford (SLAC National Accelerator Laboratory), na Califórnia, estão terminando de construir a maior câmera digital do mundo.

câmera mais potente do mundo com 3,2 Gigapixels

Ela tem 3,2 Gigapixels, que é o mesmo que 3.200 Megapixels e ficará no Observatório Vera C. Rubin, em construção no Chile. Essa super câmera tem espelho de 7,62 metros e lente de 1,67 metro para função de foco. Esses dois itens já constam no Guinness como os maiores de suas categorias, segundo Aaron Roodman, vice-diretor do Observatório que irá receber a câmera.

lente maior câmera do mundo 3,200 MP
Lente da Super Câmera com 3.200 Megapixels

O Observatório Vera C. Rubin irá armazenar 20 TeraBytes de dados por noite durante 10 anos. O ângulo de visão é de 18 mil graus quadrados e poderá observar aproximadamente 20 bilhões de galáxias e cerca de 17 bilhões de estrelas na nossa galáxia.

Observatório Vera C. Rubin em construção
Observatório Vera C. Rubin em construção no Chile é onde ficará instalada a Super Câmera de 3,2 Gigapixels

Esses números relacionados à estrutura e dados coletados realmente são astronômicos e torna a super câmera um dos principais tesouros usados no registro do céu. Com ela, os cientistas poderão observar a movimentação de asteroides e até explosão de supernova.

Os testes finais serão feitos em breve para então ela ser transportada por um Boeing 747 até seu local de instalação no Chile. O primeiro teste após estar instalada está previsto para o segundo semestre de 2023 e a primeira missão, que já é batizada de “First Light”, se tudo correr conforme o esperado, será em março de 2024.

Assim como muitas imagens captadas pelo telescópio Hubble nos últimos e James Webb desde julho de 2022, muitas imagens da Super Câmera do Observatório Vera C. Rubin serão disponibilizadas à comunidade científica e adeptos. A união das tecnologias contidas nessas ferramentas e o compartilhamento de seus dados faz com que a sociedade como um todo possa acompanhar e entender os acontecimentos cósmicos.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *