Pular para o conteúdo

Telescópio James Webb capta galáxias em 3 momentos diferentes em 1 imagem

Compartilhe:

O poderoso Telescópio Espacial James Webb foi capaz capturar um mesmo aglomerado de galáxias em três momentos diferentes e registrar em uma única imagem.

Essa façanha possibilitou observar as mudanças da aglomerado RX j2129, cerca de 3,2 bilhões de anos-luz da Terra. A técnica utilizada para registro dessa imagem chama lente gravitacional, onde um mesmo objeto espacial funciona como uma lupa e mostra o que está atrás dele.

O mais interessante é que as galáxias aparecem em diferentes momentos e pontos. Além disso é possível observar uma supernova (estrela em explosão) no momento mais antigo. O segundo momento é cerca de 320 dias após o primeiro e o terceiro é cerca de 1.000 dias após, e neles a supernova sumiu.

A equipe responsável pelo James Webb da Agência Espacial Europeia (ESA) publicou um esquema que destaca esses momentos:

momentos diferentes de mesma galáxia por James Webb
A área principal do esquema montado pela ESA mostra os três momentos diferentes do aglomerado RX j2129. A área em destaque que está no meio representa o primeiro deles, onde é possível notar a supernova em branco brilhante. A imagem destacada inferior é 320 após e a superior é 1000 dias após o primeiro. Imagem: esawebb.org

Essa volta no tempo foi possível porque a massa do aglomerado de galáxias tem forma desigual, onde os raios de luz emitidos pela supernova foram dobrados pela lente em quantidades diferentes. Esse processo faz com que o caminho para que a luz chegue ao espectador seja maior ou menor, formando as imagens em momentos diferentes, segundo a ESA.

A supernova da imagem foi vista pela primeira vez com o Telescópio Espacial Hubble, o que mais uma vez prova que a parceria entre Hubble e Webb nos ajuda muito a entender o universo.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *