Pular para o conteúdo

Valve ativa Ray Tracing nativo no Steam Deck. Saiba o que isso quer dizer.

Compartilhe esta notícia:

O Steam Deck é um videogame portátil que colocou pimenta no segmento, dominado pelo Nintendo Switch. A Valve, sua desenvolvedora, dessa vez habilitou nativamente o Ray Tracing no aparelho, o que torna a qualidade gráfica bem maior.

Steam Deck
Videogame portátil Steam Deck

O Ray Tracing aperfeiçoa os efeitos de luz em várias situações e ambientes, como superfícies metálicas, ambientes fechados e até reflexo em água.

Esse recurso é presente em placas de vídeo convencionais com boa potência, visto principalmente a partir das intermediárias de bom desempenho e foi adicionado no SO Beta mais recente do dispositivo que será lançado em breve.

Além da adição de Ray Tracing nativo, o novo SO Beta do Steam Deck corrige alguns bugs da GPU em títulos futuros. A ativação desse recurso será feita inicialmente no jogo DOOM Eternal, conforme tweet de Pierre-Loup Griffais. Ele é desenvolvedor do Steam Deck e que publicou uma captura de tela do jogo com esse recurso ativado, como pode ver abaixo.

DOOM Eternal no Steam Deck e Ray Tracing
DOOM Eternal executado no Steam Deck e Ray Tracing ativado. É possível notar uma grande melhora em reflexos. Imagem: Twitter @Plagman2

O DOOM Eternal não necessita do DirectX para ativação de Ray Tracing, ele utiliza a API Vulkan. Essa API exige bem menos recursos do dispositivo para atuar do que o DXR. Sobre isso, Griffais disse que “O DXR está no caminho, mas ainda não está pronto”. Certamente esse é um caminho importante a ser trilhado pela equipe, que busca equiparar a qualidade do videogame portátil com a dos convencionais.

Apesar de DOOM Eternal não ser extremamente pesado, ele utiliza muitos reflexos na maioria das cenas. Pelo Steam Deck ser um dispositivo compacto e estar em sua primeira versão de hardware, considero essa compatibilidade bem relevante.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *