Pular para o conteúdo

Steam Deck – Potente console portátil, ficha técnica e como funciona

Compartilhe esta notícia:

O Steam Deck é um videogame portátil da Valve que é bem potente para o tamanho e que já roda vários jogos do catálogo da Steam. Será que ele é bom e suporta os games mais procurados? Vamos analisar isso agora.

Steam Deck ficha técnica

Ele pode ser descrito como um computador portátil que tem a construção e funcionalidade direcionada para funcionar como um console. É possível jogar títulos como GTA V, Elden Ring, FIFA 22, CS:GO e mais.

Um característica muito boa do Steam Deck é que além de funcionar no modo portátil, é possível conectá-lo em TVs e monitores, além de existir a possibilidade de adicionar joysticks externos. Essas características possibilitam que ele tenha a função de um verdadeiro videogame, sendo possível jogar multiplayer localmente e também online.

Ficha técnica do Steam Deck

  • Processador: AMD APU, Zen 2, 4 núcleos/8 threads, 2,4 a 3,5GHz
  • GPU: 8 RDNA 2, 1,0 a 1,6GHz
  • Memória: 16 GB de RAM LPDDR5
  • Armazenamento: Versões com 64 GB eMMC, 256 GB SSD NVMe ou 512 GB SSD NVMe
  • Entrada para microSD: Sim
  • Tela: LCD IPS 7 polegadas, 60 Hz e sensível ao toque
  • Resolução: 1280×800 pixels (16:10)
  • Peso: Aproximadamente 669 gramas
  • Bateria: 40 Wh
  • Bluetooth: 5.0
  • Controles e telas externas: USB-C compatível com modo alternativo DisplayPort 1.4 para telas 8K a 60Hz ou 4K a 120Hz, USB 3.2 Gen 2
  • Wi-fi: 802.11 a/b/g/n/ac
  • Sistema operacional: SteamOS 3.0
  • Lançamento: fev/2022

Considerando que essa é a primeira versão do Steam Deck e que ele tem tamanho compacto, dá para considerar que ele é bem potente. A memória de 16 GB possibilita leitura de muitos dados, requisito necessário nos jogos mais pesados da Steam e os modelos com 256 GB SSD NVMe ou 512 GB SSD NVMe possuem bastante espaço no armazenamento interno e velocidade de leitura.

Steam Deck roda quais jogos?

Ele é compatível com os jogos disponibilizados na Steam, por isso a biblioteca é enorme. Alguns exemplos que foram testados por jogadores e que podem agradar muitas pessoas são o GTA V, Elden Ring, FIFA 22, God of War, Forza Horizon 5 e mais. Como o dispositivo já é vendido nos Estados desde fevereiro, muitos testes foram realizados por lá e foi notado algumas particularidades.

O sistema operacional de fábrica do Steam Deck é baseado em Linux, como o Android para celular. Esse fato pode fazer com que alguns jogos da Steam não rodem nele apenas por não serem compatíveis, isso porque os jogos são desenvolvidos em sua maioria para Windows.

Existem duas soluções mais conhecidas para isso. A primeira disponibilizada é por meio de uma aplicação desenvolvida pela própria fabricante do dispositivo e se chama Proton. Ela não altera o sistema operacional e torna os jogos feitos apenas para Windows compatíveis com Linux e tem suporte da fabricante.

A segunda solução para compatibilidade dos jogos é a instalação de sistemas Windows, como o 11 ou até mesmo o 10 no Steam Deck. Como ele é um computador, isso é possível sem tanta dificuldade, porém é por conta do usuário em risco. Isso porque a fabricante não suporta oficialmente essa possibilidade.

Veja alguns jogos sendo rodados no Steam Deck

Para se ter uma melhor visão de como o Steam Deck roda alguns jogos populares com cenários cheios de recursos, separei esses vídeos abaixo:

GTA V

YouTube video

Forza Horizon 5

YouTube video

Spider Man: Miles Morales

YouTube video

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice ↓