Pular para o conteúdo

Orkut vai voltar? Site oficial é reativado com recado

Compartilhe esta notícia:

Orkut Logo

A rede social Orkut foi um verdadeiro sucesso no Brasil. A primeira rede social notável no país, teve seu site oficial reativado. Ao acessar o domínio do Orkut, que inclusive ainda está com protocolo http, encontramos um recado do criador da rede social, Orkut Büyükkökten.

Ele explica que criou a rede social quando era engenheiro do Google, há 17 anos atrás e que foi um sucesso, com 300 milhões usuários pelo mundo. Outra mensagem bem destacada em seu texto, é que ele criou a rede social para unir e aproximar as pessoas e o que tem visto mais atualmente, é ódio e afastamento.
Orkut completa que as ferramentas online devem servir as pessoas, proteger os dados sociais e não manipular ninguém. Ele finaliza que acredita que o mundo é melhor cada vez que o conhecemos mais e que a função de sua rede social foi conectar as pessoas e que trabalha em algo novo.

Sucesso do Orkut no Brasil

Nós brasileiros, desde a ascensão da internet sempre fomos muito ligados à conexões virtuais. Isso se dá pelo fato de nosso país ser um dos maiores do mundo e ter uma diversidade cultural vasta. Com as conexões virtuais, principalmente por redes sociais e sites informativos, conseguimos aprender um pouco de cada cultura e conhecer pessoas mesmo que morem à milhares de quilômetros. Quase na metade dos anos 2000 (janeiro de 2004) surgiu o Orkut, e na época de seu lançamento, para criar um perfil de usuário, a pessoa precisava receber um convite de quem já tinha um perfil na rede social.

Poucos meses após o lançamento, o Orkut foi matéria em todos os jornais de grande repercussão da televisão e impressos. Era algo inovador e que podia aproximar parentes e amigos de todo o mundo. Lembro como se fosse hoje, uma matéria do jornalista William Waack apresentando as novidades da rede social que logo seria amada. Só no Brasil, a rede social contava com 30 milhões de perfis.

Comunidades

Comunidade Orkut
Layout de uma comunidade

As comunidades eram grupos criados com o intuito de reunir pessoas com interesses semelhantes. Dentre as milhões de comunidades era possível discutir assuntos, encontrar respostas de trabalhos escolares, compartilhar fotos, download de programas, mp3 e entre outras diversas funções.
Os usuários podiam criar novas conversas com seus próprios assuntos ou responder à outras já existentes. Eram muito populares as comunidades com gostos comuns, iguais à “Adoro Ouvir Música Alta”, “Amo Minha Mãe” e “Eu Amo Meu Pai” ou relacionado à uma cidade em específico, onde inclusive era possível conhecer muitas pessoas.
Era bastante comum e com muitos usuários comunidades de humor, como “Eu Odeio Acordar Cedo”, “Bonzinho Só Se Fode” e “Tocava Campainha e Corria”.

Depoimentos

Você gosta de parecer popular? Então certamente teria muitos depoimentos. Esses eram textos que seus amigos escreviam pra você, que caso aceitasse ficava em destaque no seu perfil para todos verem. Na ascensão do Orkut, ter muitos depoimentos era sinônimo que você era gente boa e popular e para conseguir isso, muitas pessoas até cobravam de amigos, um depoimento com bastante elogios.

Era comum, depoimentos com letras assim: “EsSA MeniN4 É muiTo GeNtE BouA e ToDo Mund0 aMa ElA.” Também tinha textos enormes nos depoimentos e com caracteres especiais, parecido com isso: ẸⓊ 𝑔𝓞ร𝐭๏ 𝕞ùⒾ𝓽𝐨 ᗪⒺ 𝓥ㄖ𝐂ê e ᵖ𝕠Đє CᵒŇⓉ𝕒𝓡 𝔰𝕖๓ℙŘ𝓔 CσᗰƗ𝐆o! Quanto mais enfeitado, mais passava a impressão de você ser descolado e ter amigos descolados.

Constrangimento também fazia parte da área de depoimentos. Isso porque as vezes alguém mandava um depoimento para a pessoa ler e não aceitar. Acontece que muitas das vezes, a pessoa aceitava e com isso ficava visível para todos que entrarem no perfil.

Depoimento no Orkut que não devia ter sido aceito

Buddy Poke

Buddy Poke
Exemplo de um avatar Buddy Poke no Orkut

Esse era um verdadeiro xodó para os usuários do Orkut. Trata-se de um aplicativo integrado ao Orkut onde se criava um avatar, que podia ser customizado para ser uma caricatura da pessoa. Dava pra mudar nariz, olhos, cabelo, roupa, cor da pele e etc. Uma opção interessante era o humor do boneco. Com essa opção os usuários colocam a expressão no avatar conforme se sentia na vida real, com isso quem visitava o perfil, teria noção de como o usuário estava se sentindo.

Funções inovadoras na época

O Orkut mesmo sendo a primeira grande rede social, tinha muitas funções inovadoras. Além das já citadas, era mostrado os últimos visitantes do perfil e a função fãs. Com os últimos visitantes do perfil, o usuário sabia quem estava interessado em acompanhar suas novidades e em fãs as pessoas que mais gostavam de determinado usuário, poderiam clicar na estrela que ficava na página principal dele para demonstrar e aumentar o contador.

A rede social contava com muitos jogos integrados e faziam muito sucesso. Entre os mais badalados estavam Joga Craque, Colheita Feliz, MegaCity, Vida nas Passarelas e entre outros.

Layout perfil Orkut
Layout de perfil no Orkut

Concorrência que desbancou o Orkut

Após a popularização do Facebook no Brasil, por volta de 2012, o Orkut deixou de crescer em números de usuários enquanto o concorrente aumentava, até que o ultrapassou nesse mesmo ano. Na época os administradores até fizeram uma campanha dizendo que estava por vir um Orkut 2.0, mas a campanha não emplacou. Esse foi um dos motivos para o fim da rede social, que aconteceu em setembro de 2014.

Não sei alguém aí lembra do Danilo Miede, que era um rapaz que “invadia” shows e festas importantes dizendo que o Orkut iria mudar e ele queria chamar a atenção pra receber um convite para criar a conta. Ele dizia em alguns vídeos que a rede social seria bem seleta e queria de qualquer forma entrar. No final das contas, tudo não passava de marketing do próprio Orkut, para viralizar e chamar a atenção para si. Muitos na época acreditaram que o Danilo Miede era um completo fã do Orkut. Eu mesmo, assim que ele surgiu pensei que fosse verdade, mas logo percebi que era marketing.

Danilo Miede
Danilo Miede foi um personagem usado pelo marketing do Orkut

A mensagem no domínio oficial do Orkut acendeu uma chama no coração de muitos usuários, pois essa rede social realmente foi um marco para as conexões virtuais no mundo todo. Se você se lembra de mais opções interessantes, nos conte nos comentários!


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice ↓