Pular para o conteúdo

Threads, concorrente do Twitter pela Meta, disponível no Android e iOS

Compartilhe esta notícia:

Depois de muito tempo de rumores, a nova rede social da Meta está disponível no Android e iOS, para acirrar ainda mais a concorrência entre Elon Musk e Mark Zuckerberg, que tiverem um desentendimento público recentemente. Também é possível acessar a plataforma via o site oficial, que é Threads.net, onde é disponibilizado um QR Code para download nos dispositivos.

Logo Threads
Imagem: Meta

Sobre o lançamento, Alex Heath, chefe do Instagram, citou o Twitter para o The Verge ao explicar sobre a nova rede social: “Obviamente, o Twitter foi o pioneiro no espaço… foi aberto e algo bom para a comunidade que já usava o Instagram.”.

Telas do Threads, da Meta
Imagem: Meta

No Threads é possível criar publicações com até 500 caracteres, compartilhar vídeos de até cinco minutos e também fotos. O visual do aplicativo é bem limpo, similarmente ao Twitter, onde as opções de curtir, comentar, republicar e compartilhar recebem destaque no feed.

O Threads é diretamente ligado ao Instagram, por isso ao fazer o primeiro acesso, é possível selecionar uma conta pré-existente para fazer login. Com isso, os dados como nome de usuário e biografia são importados, além de que é possível seguir as mesmas pessoas já seguidas no Instagram.

O feed principal tem conteúdo recomendado, além das publicações dos perfis seguidos, como no Instagram. Até o momento, não existe uma janela apenas para conteúdo recomendado, também conhecido como em alta, que é sucesso no Twitter. Essa opção certamente será implementada futuramente no Threads, pois hoje (6/7) é apenas o segundo dia de lançamento da plataforma.

A privacidade nessa nova rede social é tratada de forma parecida de como é no Instagram. Por isso é possível filtrar palavras nas respostas, selecionar quem pode responder suas publicações, como apenas quem você segue ou apenas pessoas mencionadas.

O Threads foi criado para ser compatível com protocolo aberto, porém de início a Meta não a adicionou para ActivityPub, como é o Mastodon.

“Acreditamos que essa abordagem descentralizada, semelhante aos protocolos que regem o e-mail e a própria web, desempenhará um papel importante no futuro das plataformas online” , “Threads é o primeiro aplicativo da Meta projetado para ser compatível com um protocolo aberto de rede social – esperamos que, ao ingressar neste ecossistema de serviços interoperáveis ​​em rápido crescimento, o Threads ajude as pessoas a encontrar sua comunidade, não importa qual aplicativo usem.”, informa a Meta.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *