Pular para o conteúdo

Mercedes integra IA do ChatGPT no sistema de comandos por voz de seus veículos

Compartilhe esta notícia:

A Mercedes-Benz anunciou no último dia 15 que terá a inteligência artificial do ChatGPT integrado no sistema de comando por voz de seus carros.

Mercedes com IA do ChatGPT
Imagem: Mercedes-Benz

O total de veículos que terá esse recurso passará de 900 mil, e será feito em parceria com a Microsoft, inicialmente em veículos com sistema de infotenimento MBUX dos Estados Unidos. A ativação do ChatGPT nos veículos da Mercedes será bem simples, segundo a montadora. Para isso, o usuário precisa apenas dizer ao assistente de voz MBUX, após chamar “Hey Mercedes”, que deseja entrar para o programa Beta.

Depois que essa solicitação é feita, o sistema do veículo será atualizado para a versão com o ChatGPT integrado pelo serviço Azure OpenAI da Microsoft. A montadora alemã informou que pretende aumentar as possibilidades de seu assistente de voz com a integração da IA. Atualmente o sistema responde apenas a comandos programados, como rotas, informar horário, temperatura e similares.

Com a adição da inteligência artificial, será possível aos usuários solicitar atualizações sobre notícias por voz, pedir dicas sobre restaurantes próximos com explicação dos cardápios e até mesmo conversar sobre assuntos diversos. Com isso, a montadora pretende diminuir a vontade dos motoristas de tocar nos smartphones enquanto dirigem.

Sobre os dados de usuário, a montadora explica que eles serão armazenados de forma anônima no serviço Mercedes-Benz Intelligente Cloud. Esses dados poderão ser acessados por engenheiros para que atualizações sejam feitas na plataforma. Conforme anúncio da empresa, os testes da IA do ChatGPT nos carros da Mercedes começaram dia 16 de junho e durarão três meses. Não foi informado se eles se estenderão para mais países até o momento.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *