Pular para o conteúdo

Microsoft quer revolucionar buscas do Bing com ChatGPT em 2023

Compartilhe esta notícia:

A Microsoft, dona do mecanismo de buscas Bing, quer bater de frente com o Google adicionando os recursos do ChatGPT nele. A gigante está em negociação com a OpenAI, dona do ChatGPT, e já tem relações entre si desde 2019.

vem aí nova versão Bing com IA do ChatGPT
Parceria entre Microsoft e ChatGPT pode dar fôlego ao Bing

A Microsoft já trabalha em um novo algoritmo do Bing e de acordo com fontes anônimas que divulgaram informações pelo The Information, a nova versão já é implementada com o ChatGPT, que irá dar respostas aos usuários por meio de inteligência artificial de forma natural, como se fosse humana.

Novo Bing junto do ChatGPT já em março de 2023

A intenção da Microsoft com a nova versão do Bing é tornar a plataforma capaz de interagir totalmente com os usuários e o previsto para lançamento é para março de 2023. A interface do Bing atualmente possui muitos links, com isso, na nova versão, ela deve ser mais limpa e fluída, para ter boa compatibilidade com o ChatGPT.

O chatbot terá acesso a toda base do mecanismo de buscas, para que com isso seja usada sua inteligência artificial na elaboração das respostas que os usuários procuram.

Foi informado também que a Microsoft já planeja o desenvolvimento melhorado do Bing há algum tempo. Sobre isso, inclusive, ela repassou US$1 bilhão para a OpenAI em 2019. Esse montante foi disponibilizado quando a empresa acreditou que a inteligência geral artificial (AGI) da startup realmente poderia ser uma revolução para a internet.

Além do montante, a OpenAI teve acesso a dados dos servidores da nuvem da Microsoft para ajustar as funcionalidades do chatbot. Essa parceria acelerou o desenvolvimento da AGI da OpenAI para elaborar respostas de forma similar como nós humanos fazemos.

Como recompensa do investimento da Microsoft, a big tech recebeu uma licensa exclusiva de uso do GPT-3, que é o mecanismo de processamento de linguagem do ChatGPT.

Bing + ChatGPT é a ferramenta da Microsoft para encarar o Google

A Microsoft deseja encarar o Google, que é o buscador mais usado no mundo. Atualmente o Google é usado em mais de 90% das buscas gerais no mundo. Já o Bing, fica com algo entre 2 e 5% das pesquisas. Quando olhamos apenas os dispositivos móveis, a distância é ainda maior, sendo que mais de 95% das pesquisas são feitas através do Google.

Não sabemos se essa aposta do Bing em criar uma versão baseada em inteligência artificial avançada irá tornar a experiência do usuário melhor a longo prazo. Porém essa é mais uma prova que a IA está muito presente no mercado e o Google também sabe disso mais do que nunca. Recentemente foram divulgadas muitas plataformas que utilizam IA, como o próprio ChatGPT, o Dall-E e o Stable Diffusion.

A ameaça no domínio das buscas mundialmente que essas ferramentas trouxeram, fez com o Google já trabalhe no desenvolvimento de códigos para serem usados nas suas próprias IAs. Não é por menos, o mecanismo de busca do Google é responsável por mais de 90% de vendas da empresa.

O futuro é incerto, porém a possibilidade da Microsoft melhorar o Bing e torná-lo popular, coisa que ainda não conseguiu em nenhum momento anterior, já movimenta o mercado.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice ↓