Pular para o conteúdo

Mini SUV elétrico da GM é tecnológico e barato. Confira

Compartilhe esta notícia:

O novo SUV elétrico da GM tem estilo de jipe e preço acessível. Ele foi desenvolvido pela SAIC-GM-Wuling, que é uma joint-venture entre General Motors e Shanghai Automotive Industry Corporation, sendo a GM detentora de 44% do grupo.

Baojun Yep
Imagem: Canal Telescope, no YouTube

Esse jipe elétrico foi lançado como Baojun Yep na Ásia em maio pelo preço de 79.800 yuans (R$ 53.334,48 em conversão hoje), o que é barato para um elétrico, ainda mais para um mini SUV.

O canal Telescope fez um review desse interessante veículo e com isso podemos ter as primeiras impressões dele. O início do vídeo tem uma análise do apresentador que combina com o mercado de elétricos, onde a maioria dos veículos ainda tem preço elevado. Ele diz que ao saber desse mini SUV, pensou que seria uma piada, porém descobriu que é uma risada, barata, mas que não deixa de ser uma risada.

Ele é um carro esperto e com manobras ágeis por conta de seu tamanho. O comprimento é de apenas 3,38 metros, a largura é de 1,68 metro, o entre-eixos é de 2,1 metros, a altura é de 1,72 metro e seu peso é de 1.006 kg. No vídeo é citado que o design quadrado desse novo SUV elétrico da GM lembra o Suzuki Jimny, porém que ele tem um principal diferencial externo: uma tela traseira (CarWatch) que passa informações para outros motoristas.

Baojun Yep traseira e CarWatch
Traseira conta com a tela CarWatch, para mandar mensagens para outros motoristas instantaneamente. Imagem: Canal Telescope, no YouTube

Na apresentação, é mostrado um exemplo onde o condutor do Baojun Yep pode solicitar ao motorista de trás para desligar o farol alto, por meio da tela. Além de mensagens escritas, ela tem cores e aceita também imagens.

Seu porta-malas tem grande grande capacidade com os bancos traseiros rebatidos, tendo cerca de 715 litros. Já com os bancos traseiros na posição de assento, o porta-malas se vai. No total são quatro lugares para ocupantes, porém o espaço interno é bem apertado, ainda mais percebido nos assentos traseiros.

interior Baojun Yep
Imagem: SAIC-GM-Wuling

A qualidade do acabamento interno é agradável, com soft touch na maior parte. Além disso ele tem ar-condicionado automático, volante com comandos, duas telas internas de 10,25, sendo uma para o controle do painel e outra para multimídia. Além disso, esse veículo conta com câmeras 360º combinadas com o sistema ADAS desenvolvido pela DJI.

O motor elétrico do Baojun Yep tem 50 kW, que dá aproximadamente 67 cv de potência, a bateria tem 28,1 kWh e a velocidade máxima é de 100 km/h. Suas baterias são da Guangxi Ningfu, com 130 Wh/kg e garantem autonomia de até 303 km. Segundo a GM, sua recarga vai de 30% a 80% em 35 minutos.

Seu motor é instalado na traseira, com isso a fabricante aproveitou a parte frontal para acoplar uma espécie de frigobar, onde os usuários podem armazenar produtos.

Baojun Yep frigobar
Imagem: SAIC-GM-Wuling

Mini SUV da GM para a cidade

Um dos principais apelos de um SUV é sua altura e capacidade de circular em vários tipos de terrenos, mesmo que acidentados. Esse não é o caso do Baojun Yep por conta de sua baixa potência e falta de recursos como proteções da estrutura na parte inferior.

Já na cidade, ele manda bem, mesmo em asfalto acidentado por conta da boa distância em relação ao solo, e pode ser uma boa opção para quem deseja um veículo elétrico pequeno, com preço baixo e de manutenção barata. Ainda não foi informado se a GM deseja trazer esse veículo para o Brasil, porém ele seria uma boa alternativa de locomoção nos centros urbanos por ser fácil de manobrar e ser rico em tecnologia.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *