Pular para o conteúdo

Assista a transmissão ao vivo de Marte pela ESA dia 2 de junho

Compartilhe:

Nessa sexta-feira, 2 de junho, a Agência Espacial Europeia (ESA) fará uma transmissão ao vivo de Marte com imagens da sonda Mars Express, lançada há vinte anos.

YouTube video

Conforme o anúncio feito pela ESA, a live com o Planeta Vermelho terá duração uma hora, com início às 13 horas, no horário de Brasília. As imagens serão trocadas durante a transmissão a cada 50 segundos, sendo vistas diretamente pelas lentes da Câmera de Monitoramento Visual da sonda Express.

Se formos considerar os dados técnicos, as imagens serão vistas com certo atraso, já que para virem de Marte para a Terra elas viajam na velocidade da luz, o que significa que demoram cerca de 17 minutos para chegarem até aqui. Isso pode parecer muito, porém a velocidade da luz tem o recorde de maior velocidade universal conhecida pelo homem até hoje.

primeira transmissão ao vivo de Marte pela ESA
Ao fundo uma imagem do solo de Marte captado pela Mars Express e em primeiro plano uma impressão artística da sonda. Imagem: ESA

Essa é a primeira transmissão ao vivo de Marte pela ESA Mars Express e acontece em comemoração aos 20 anos de sua missão. Apesar do otimismo, os pesquisadores desconfiam um pouco sobre sua capacidade de transmissão de sinais.

“Esta é uma câmera antiga, originalmente planejada para fins de engenharia, a uma distância de quase três milhões de quilômetros da Terra – isso nunca foi tentado antes e, para ser honesto, não temos 100% de certeza de que funcionará”, informa James Godfrey, gerente de operações de naves espaciais no centro de controle de missão da ESA.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *