Com mais 62 luas, Saturno passa Júpiter. Agora são 145 no total

Mais uma vez Saturno passa Júpiter como o planeta do sistema solar com mais luas. A disputa colossal mudou de figura com a descoberta divulgada esse mês de mais 62 luas de Saturno, que somadas com as 83 anteriormente descobertas, resultam em 145 no total, contra 95 de Saturno.

Planeta Saturno
Imagem: NASA

Além de ter passado seu rival também gigante, Saturno é o primeiro planeta a ter mais de 100 luas conhecidas por nós. Essa nova descoberta foi realizada com o uso do Telescópio Canadá-França-Havaí, localizado em Mauna Kea, Havaí. A equipe responsável por essa pesquisa é liderada por Edward Ashton, que foi membro da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC) e trabalha atualmente no Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sinica, Taiwan.

Com informações do The New York Times, o método utilizado nessa pesquisa foi o descolamento e empilhamento em dados, pelo período entre 2019 e 2021, para detecção de luzes com até aproximadamente 2,5 km. A análise dos dados é minuciosa e é preciso anos para distinguir luzes refletidas por outros objetos, como asteroides, de luas.

Os novos satélites são irregulares, o que significa que eles tem órbitas grandes, elípticas e possuem inclinação diferentes das luas regulares de Saturno. Por conta das suas órbitas peculiares, os pesquisadores acreditam essas luas foram atraídas pela força gravitacional de Saturno ao invés de terem sido formadas junto do gigante.

As luas irregulares de Saturno gravitam em grupo, onde os astrónomos conhecem três grupos distintos, batizados de Inuíte, Gaulesa e Nórdico, onde suas luas só podem ter nomes relacionados com suas mitologias. Todas as luas de Saturno recém descobertas estão nesses três grupos, onde o maior deles é o Nórdico, responsável pela maior parte das recém descobertas.

Com as novas luas de Saturno, a quantidade de satélites naturais que cada planeta do sistema solar tem é a seguinte:

1. Saturno: 145 luas
  2. Júpiter: 95 luas