Pular para o conteúdo

Rochas de Marte podem dar pista sobre vidas passadas

Compartilhe esta notícia:

A sonda Perseverance encontrou rochas em Marte que podem guardar sinais de vidas passadas no planeta. Perseverance, desde que pousou em Marte, no dia 18 de fevereiro de 2021, passou mais de um ano analisando pedregulhos e regolitos (poeira de rocha e pequenos fragmentos rochosos) na região da Cratera Jezero, onde está o lago conhecido como “Lago Encantado”.

rochas em Marte podem ter pistas de vida no planeta

As conclusões da equipe responsável pela sonda até o momento, é que as rochas encontradas na região são de origem ígnea, que foram formadas há bilhões de anos por rochas derretidas que resfriaram no subsolo ou que surgiram depois de erupções vulcânicas. Esse tipo de rocha pode guardar muitas informações sobre Marte e a idade das feições geológicas. A equipe também encontrou evidências de que as rochas ígneas tiveram contato com água e que poderiam ter sido abrigo de microambientes habitáveis.

Como vidas passadas em Marte podem ser descobertas pelas rochas de Jezero

Com o tempo passado, lama, Iodo e areia foram acumulados no lago que existia em Jezero, e tudo foi comprimido e solidificado em camadas finas de rocha sedimentar. Caso existissem microrganismos em Marte na formação das rochas sedimentares, pode haver pistas de suas existências nas camadas rochosas, em forma de fóssil.

As rochas sedimentares podem conter uma das evidências mais importantes para podermos saber se existiu vida em Marte. Para isso, porém, possivelmente precisaremos esperar que essas amostras de rocha sejam trazidas para a Terra em tubos especiais. Isso porque para fazer essa análise detalhada em Marte, seria necessário enviar um laboratório espacial que seria muito grande e que não seria viável no momento.

A NASA planeja trazer em breve apenas 30 tubos com amostras de Marte para análise, por isso, elas precisam ser escolhidas com cautela.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *