Pular para o conteúdo

Vacina brasileira contra dependência de cocaína e crack é finalista de prêmio internacional

Compartilhe:

A Faculdade de Medicina da UFMG é finalista do Prêmio Euro Inovação na Saúde com o desenvolvimento de uma vacina contra a dependência de cocaína e crack. Já foram realizados os testes pré-clínicos em ratos, onde sua eficácia e segurança foram constatadas.

Desenvolvimento vacina contra cocaína e crack
Imagem: Faculdade de Medicina da UFMG

Essa vacina, batizada de Calixcoca, inibe as moléculas das drogas ao induzir o sistema imunológico a produzir anticorpos que as envolvem. Com isso, essas moléculas ficam grandes e são impedidas de chegarem ao cérebro.

“Demonstramos a redução dos efeitos, o que sugere eficácia no tratamento da dependência. Pensamos em utilizar o fármaco para evitar recaídas em pacientes que estão em tratamento, dando mais tempo para eles reconstruírem sua vida sem a droga”, informa Frederico Garcia, professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina e pesquisador responsável pela vacina.

Além de diminuir os efeitos da cocaína e do crack em usuários diretos, a Calixcoca teve efeito benéfico nos fetos. Quando a vacina foi aplicada em ratas grávidas, houve um acentuado aumento de anticorpos, o que impediu que as moléculas das drogas em questão chegassem à placenta e aos fetos. Com isso, aconteceu o nascimento de mais filhotes e os fetos ganharam mais peso.

“A vacina impediu a ação da droga sobre a placenta e o feto. Observamos menos complicações obstétricas, maior número de filhotes e maior peso do que as não vacinadas”, explica o professor.

Com informações do Terra, A Calixcoca é estuda desde 2015 e até o momento, todos os recursos para a pesquisa foram governamentais. Agora os pesquisadores buscam mais recursos para iniciarem os testes clínicos em humanos para confirmarem suas características.

Nesse sentido, O Prêmio Euro Inovação na Saúde será um grande, pois ele dará 500 mil euros ao vencedor do concurso e 50 mil euros para o 2º até o 12º colocado. Esse dinheiro terá como destino a continuidade das pesquisas.


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *