Pular para o conteúdo

IA generativa do Google chega ao Brasil. Detalhes e como ativar

Compartilhe esta notícia:

O Google anunciou na quarta-feira (08/11) que sua inteligência artificial (IA) generativa nas buscas está disponível para mais 120 países e territórios, inclusive o Brasil.

Google AI logo
Imagem: Google

Este é o maior lançamento global da SGE (Search Generative Experience / Experiência de Pesquisa Generativa) até então. Primeiramente o SGE estava disponível apenas no Estados Unidos e logo se expandiu para Índia e Japão. Com a nova expansão desta semana, além do Brasil, vários países das Américas agora tem a IA generativa do Google disponível. Entre eles estão o Chile, Colômbia, Equador, Haiti, Paraguai, Peru Uruguai e Venezuela. A lista completa dos países pode ser conferida na página oficial do serviço.

A expansão de países ao SGE trouxe mais quatro idiomas, o português, espanhol, coreano e indonésio, sendo suportados por todos os usuários.

Como ativar a IA generativa do Google nas buscas

página de ativação do SGE Google
Página para ativação do SGE. Imagem: Google

Para começar a usar o SGE nas buscas é necessário estar logado em uma conta Google pelo computador e acessar a página do laboratório de pesquisas. Após o acesso logado da página, basta ativar a Experiência de Pesquisa Generativa para que a interação com a IA seja feita nas buscas via desktop.

Na semana que vem o acesso será implementado também pelo app Google, navegação do Android e iOS.

O que muda nas buscas do Google com o SGE ativado?

Após ativação do SGE a opção de “Gerar informações gerais com tecnologia de IA para essa pesquisa” aparece abaixo da área de pesquisa do buscador. Imagem: Montagem com buscas do Google por Erick do TeorTech

Após ativar a SGE e acessar o buscador do Google, a opção para gerar informações gerais com uso de IA é liberada aos usuários.

resultados com Experiência de Pesquisa Generativa do Google
Com o SGE é possível ler e ouvir respostas rápidas geradas por IA e também verificar ou acessar as fontes das mesmas. Imagem: Google

Com isso, além dos resultados convencionais do buscador, o SGE retorna em respostas rápidas. Elas podem ser lidas ou ouvidas e são baseadas em conteúdos disponibilizados na web. As fontes destas respostas rápidas podem ser verificadas por meio de setas seletoras.

Novidades virão

Além disso, o Google anunciou que logo uma atualização do SGE fará com que palavras ambíguias de tradução serão destacadas para que o usuário decida qual termo melhor se encaixa nelas. A novidade fará também que alguns nichos, como o de saúde, tenham palavras especificas destacadas e que fornecerão uma prévia de sua definição.

Essa atualização chegará gradulamente no mês de dezembro e primeiramente Estados Unidos, no idioma inglês. Após o lançamento, logo ele será expandido para outros países e idiomas.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice ↓