Pular para o conteúdo

De forma inédita, foguete estrangeiro é lançado de base brasileira. Veja lançamento

Compartilhe esta notícia:

Pela primeira vez na história, um foguete estrangeiro foi lançado em uma base brasileira. Esse também é o 500º lançamento da Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

foguete sul-coreano lançado no Brasil
Momento do primeiro lançamento de foguete estrangeiro em base brasileira. Imagem: FAB

O fato aconteceu dia 19 de março, às 14:52, horário de Brasília, onde o foguete sul-coreano HANBIT-TLV foi lançado do CLA.

Segundo a Força Aérea do Brasil (FAB), o foguete levou como carga útil o SISNAV (Sistema de Navegação Inercial). Esse sistema é desenvolvido 100% no Brasil, mais especificamente no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Esse tipo de sistema é utilizado para calcular coordenadas geográficas em veículos e com isso auxiliar sua orientação, sendo esse o primeiro teste do SISNAV na navegação autônoma de foguetes.

SISNAV
SISNAV (Sistema de Navegação Inercial) levado como carga útil pelo foguete HANBIT-TLV e utilizado na sua orientação autônoma. Imagem: FAB

Esse lançamento aconteceu em parceria da Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e da Innospace, da Corea do Sul, pela Operação Astrolábio.

“O sucesso deste lançamento binacional, envolvendo o Brasil e a Coreia do Sul, ratifica que o Centro está totalmente apto, tanto do ponto de vista técnico-operacional, quanto do ponto de vista administrativo, para realizar lançamentos de foguetes nacionais e estrangeiros em praticamente quaisquer épocas do ano, com precisão e segurança. Afinal, o Centro conta com equipes especializadas e altamente qualificadas, bem como infraestruturas e sistemas de preparação, lançamento e rastreio plenamente operacionais”, declarou o Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA.

Esse lançamento abre portas para os voos espaciais comerciais com lançamento no Brasil. Segundo Carlos Augusto Teixeira de Moura, que é Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), esses voos são idealizados desde os anos 1980.

“Concretizamos o ideal lá dos anos 80, pois temos agora um operador privado internacional trabalhando aqui, o que abre a oportunidade de o Brasil efetivamente se inserir no mercado internacional de transporte espacial”, informa Carlos Augusto de Moura.

Assista ao vídeo divulgado pela FAB com o lançamento do foguete sul-coreano do Centro de Lançamento de Alcântara e também com filmagens dos bastidores:


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *