Pular para o conteúdo

Detalhes da foto com balão espião da China tirada por um avião U-2 de patrulha

Compartilhe esta notícia:

Um piloto das Forças Aéreas dos Estados Unidos tirou talvez a foto mais importante de sua vida. Trata-se de uma imagem registrada a partir da cabine de um avião de patrulha U-2 enquanto sobrevoava um suposto balão espião chinês que estava no espaço aéreo dos Estados Unidos no início de fevereiro.

foto balão espião tirada por avião U-2
Foto de um suposto balão espião chinês que sobrevoou o territórios dos Estados Unidos no início de fevereiro de 2023. Imagem: Departamento de Defesa dos EUA

A imagem foi divulgada dia 22 de fevereiro pelo Departamento de Defesa dos EUA e segundo ele, a imagem foi registrada dia 3 de fevereiro na parte continental do país. A imagem tem muito fatores interessantes, como revelar detalhes do balão que carrega uma carga útil que lembra bastante um satélite. Além disso ela mostra parte da cabine do antigo modelo U-2, que desde os anos 1955 é considerado um dos melhores aviões de patrulha e espionagem já feitos.

Avião espião U-2
O avião de espionagem e patrulha U-2 (apelidado de Dragon Lady) começou a voar em 1955 e até hoje é considerado como um dos melhores em atuação.

O balão é visível na região da ponta da asa de estibordo da aeronave U-2 e vemos também o capacete e traje do piloto em primeiro plano. Os trajes que os pilotos do U-2 usam são pressurizados para dar segurança em caso de perda de pressão na cabine por conta das altas atitudes que o modelo pode atingir.

Entre as características do balão espião revelado na foto, notamos painéis solares e também uma espécie de antena branca grande na carga útil. Além desses elementos, existem vários outros, porém que não ainda não foram identificados. Segundo o Departamento de Defesa dos EUA, o balão tinha capacidade de manobrar, por isso é possível que ele tivesse hélices ou outra forma eficaz de propulsão.

Como a imagem revelou boa parte do terreno em que o balão e o avião U-2 sobrevoavam no momento da foto, algumas pessoas indicaram onde seria o local do ocorrido. Segundo o usuário @obretix, a imagem aconteceu a oeste de St Louis, Missouri, próximo de Bellflower.

Além disso, alguns usuários utilizaram a foto para estimar o tamanho do balão espião. O professor de aerodinâmica da Universidade do Texas, Dr. Chris Combs, informou que a sombra do U-2 no balão corresponde a seu tamanho real. Como o U-2 tem 20 metros de comprimento, o balão teria aproximadamente 40 metros de diâmetro, mesmo número divulgado pela Pentágono anteriormente.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *