Pular para o conteúdo

Artemis I: imagens incríveis em seu 6º dia. Confira e assista ao vivo

Compartilhe esta notícia:

Artemis I, lançada dia 16 de novembro está em seu sexto dia da missão até a órbita lunar e já envia imagens incríveis para a NASA.

detalhes da Lua em foto por Orion
Linda imagem com detalhes da superfície da Lua e parte de Orion ao lado. Foto tirada dia 21 de novembro de 2022.

Após 1 hora e 27 minutos de ter decolado da Terra, foi realizado a Queima de Injeção Translunar para direcioná-la à Lua. Ontem, dia 21 de novembro, a cápsula Órion fez mais uma queima para alcançar a gravidade lunar. Com isso, a espaçonave é puxada pela Lua, para então fixar-se como um satélite.

Os funcionários da NASA coletaram todos os dados disponíveis desse procedimento e com os dados em mãos, debateram sobre a operação Artemis I na noite de ontem. A espaçonave entrou na esfera de influência lunar no domingo, 20 de novembro, tornando a Lua, em vez da Terra, a principal força gravitacional atuando na espaçonave. Segundo Judd Frieling, diretor de voo do Johnson Space Center da NASA, os membros da equipe responsáveis por acompanhar Orion então impressionados com o desempenho do atual estágio da missão, vendo ela chegar a 128,8 quilômetros da superfície lunar.

“No que diz respeito aos próprios controladores de vôo, eles também estão absolutamente surpresos, você sabe, com esses ótimos vídeos que são capazes de obter da espaçonave Orion”, disse Frieling. “Além disso, você sabe, eles estão felizes porque todo o trabalho duro e dedicação que eles dedicaram por muitos, muitos, muitos anos está realmente rendendo dividendos.”, disse Frieling.

O gerente do programa Orion, Howard Hu, disse que a equipe viu “um desempenho realmente bom em todos os nossos subsistemas e sistemas e certamente estamos muito felizes com o desempenho” e “Estamos chegando todos os dias e não parece trabalho. Quero dizer, é simplesmente fabuloso. Quero ouvir as informações que vêm da espaçonave, aprender sobre a espaçonave e ficar entusiasmado com o que estamos fazendo . E é simplesmente fenomenal. Eu tenho um grande sorriso todos os dias. 

Confira mais imagens enviadas pela Orion no sexto dia da missão Artemis I

Grande parte da Lua aparece em foto tirada por Orion no sexto dia da missão Artemis I. A foto foi tirada por uma câmera que fica na ponta de um painel solar de Orion. Foto tirada dia 21 de novembro de 2022.
Podemos observar a Terra ao fundo e a Lua em plano mais próximo, além de parte da espaçonave Orion. Essa imagem faz parte de um vídeo feito no sexto dia da missão Artemis I, também por câmera que fica na ponta de um dos painéis solares de Orion. Aqui a espaçonave se preparava para a manobra Queima de Injeção Translunar, onde iria para 128,8 quilômetros da superfície lunar. Essa é a menor distância da cápsula Orion da Lua até se mover para a órbita retrógada distante em torno da Lua. Foto tirada dia 21 de novembro de 2022.

Assista o desenrolar da missão Artemis I ao vivo

A NASA disponibilizou um link ao vivo da Missão Artemis I. As imagens são transmitidas diretamente da espaçonave Orion. Basta clicar no e assistir essa que é uma das missões espaciais mais importantes até hoje.


Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice ↓