Você está em:
Pular para o conteúdo
Início » Tecnologia » Ciência » Notícias sobre exploração espacial e viagem espacial » Estaremos em Marte ainda nessa década, segundo previsão de SpaceX

Estaremos em Marte ainda nessa década, segundo previsão de SpaceX

Estação espacial Marte da SpaceX
Projeto de estação espacial em Marte pela SpaceX. Previsão é de estar pronta em até 2028.

O futuro próximo parece guardar muitas novidades para toda a humanidade. A presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, manifestou a possibilidade de a humanidade aterrissar em Marte ainda na década de 2020. “Penso que será nesta década, sim.” disse Gwynne sobre o assunto em uma entrevista para a CNBC.

Em outro trecho da entrevista ela realmente parece estar otimista com nossas viagens para Marte: “Penso que precisamos de uma grande entrega para a superfície de Marte, e então as pessoas começarão a pensar mais sobre isso”, acrescentou. “E então, acho que dentro de cinco ou seis anos, as pessoas verão que esse será um lugar real para ir.”

Gwynne Shotwell presidente da SpaceX
Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX

Até então, nenhuma agência espacial ou empresa particular do ramo, esteve tão presente quanto a SpaceX para dar a possibilidade de qualquer cidadão fazer viagens espaciais. Essa meta começou em 2012, com projetos de foguetes e demais tecnologias, porém à partir de 2018 a empresa apostou forte no investimento em tecnologia para alcançar as viagens à Marte. Grande parte do montante é aplicado no Starship, nave espacial da empresa. Ela é reutilizável e possui motores de propulsão muito mais poderosos e que não são descartados, como nos foguetes espaciais convencionais.

SpaceX Starship
Nave espacial Starship em testes

Starship, nave espacial que fará viagens para Marte tem agenda cheia

A nave espacial Starship já possui bastante compromissos próximos. O bilionário Yusaku Maezawa reservou em 2018 a nave espacial da SpaceX para fazer uma viagem à lua com previsão de acontecer em 2023. Irá ele e mais 8 pessoas comuns como passageiros, tudo por conta do bilionário. A NASA também escolheu a Starship para ser a primeira sonda lunar tripulada em seu programa espacial Artemis, que pretende levar astronautas próximos do pólo sul da lua em 2025.

bilionário japonês Yusaku Maezawa
Yusaku Maezawa

A NASA também pretende chegar até Marte, mas isso deve acontecer por volta de 2040, bons anos depois da SpaceX, pelo menos até onde é previsto.

Se gostou, compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *